Comemorações pelo Mês do Idoso prosseguem nesta terça-feira

A programação do Mês do Idoso – o dia foi comemorado em 1º de outubro, data que marca a promulgação do Estatuto do Idoso – está repleta de atividades para homenagear os assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) para Idosos, em Quissamã. A programação prossegue nesta terça-feira (17), com um Bingo dos Idosos, no auditório da Prefeitura, em dois horários: às 8h e 14h.
Na quinta-feira (19), será a vez da apresentação de talentos com várias atrações culturais, também no auditório, às 8h. Na sexta-feira (20), haverá palestra com tema “Família”, no mesmo local, às 8h. E para encerrar as comemorações, no dia 26, acontecerá um Chá Dançante, no Tattersal do Parque de Exposições, a partir das 13h30.
A coordenadora do SFCV para Idosos, Maria Madalena Moreira Pereira, destacou a importância da realização desse tipo de evento neste mês. “Essas comemorações servem para promover a socialização da melhor idade com atividades festivas, associando com as motoras, que é uma forma também de sair da rotina de forma diversificada”, frisou.
Atualmente, o Serviço possui 1.050 idosos cadastrados; com aproximadamente 500 pessoas frequentando os grupos terapêuticos semanalmente; 30 acamados, em média; e 881 atendidos que recebem a transferência de renda, no valor de R$ 100.
As atividades dos grupos terapêuticos acontecem de segunda a sexta-feira, com as seguintes atividades: na segunda, serviço de Psicologia, com Telma Gonçalves; terça, Fisioterapia e Dança Sênior, com Daniele Freitas; e Recreação, com Beatriz Ataíde; quarta, Psicologia, com Telma Gonçalves; e Serviço Social, com Sonia Gomes; quinta, Recreação, com Beatriz Ataíde; Fisioterapia, com Núbia Braga (na área central) e em Barra do Furado, com Daniele Freitas; e sexta, Fisioterapia, com Núbia Braga. Os idosos também praticam aulas de hidroginástica no Parque Aquático Municipal, às terças e quintas, às 8h.
Sobre o Estatuto do Idoso – Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – A criação do Estatuto do Idoso em 2003 representou um grande avanço na vida dessa parcela de nossa população, que frequentemente é vítima de maus-tratos e abusos de todas as formas. Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.