Começa a limpeza do canal Campos-Macaé na área central de Quissamã

Atendendo ao pedido feito pela prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco ao governo do Estado do Rio, o programa Limpa Rio, coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), iniciou no final da manhã desta quarta-feira (12), na área central da cidade, a limpeza do canal Campos-Macaé. Uma máquina escavadeira foi disponibilizada para a retirada de lixo e mato acumulados há muitos anos. O trabalho é preventivo contra enchentes e melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nas proximidades, além de reativar um dos pontos turísticos da cidade, possibilitando o passeio de barco. O canal vai receber o serviço de dragagem e desassoreamento, e a intervenção não tem prazo para terminar e se estenderá do Centro da cidade ao Imbiu.
— As demandas apresentadas pelos municípios e associações de moradores chegam ao instituto, e após vistoria acontece o atendimento continuado no trecho identificado. A prefeita nos solicitou a limpeza deste canal e, prontamente, o secretário de Meio Ambiente do Estado, André Corrêa, determinou o início dos trabalhos. Ganha todo mundo com essa ação — explicou o coordenador do programa Limpa Rio, Carlos Ramos.
A prefeita Fátima Pacheco destacou que a cidade ganha com a parceria. “Neste momento em que os municípios e o Estado passam por dificuldades, a articulação e o trabalhar em conjunto são de extrema importância. A limpeza do canal Campos-Macaé é mais um avanço para a nossa cidade, além de ser um belo atrativo turístico e histórico, é considerado uma das maiores obras de engenharia do século XIX, já que sua construção levou 17 anos e foi concebida por mão de obra escrava”, disse.
– Com muito trabalho e dedicação de toda equipe, temos avançado nas áreas da agricultura e meio ambiente. Uma antiga reivindicação dos moradores de Quissamã está sendo atendida. A limpeza do Canal Campos-Macaé representa o resgate da história e deixa a nossa cidade mais bela, além de trazer benefícios ao ecossistema, salientou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo.
O programa — Desenvolvido pelo Inea, o programa Limpa Rio atua em todo o estado e tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos e também o combate a proliferação de vetores. A necessidade de uma intervenção é identificada a partir de solicitações de moradores, prefeituras e órgãos públicos. Essas ações reduzem o risco de inundações durante os períodos de enchentes, trazendo segurança para a população local.