Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Começa a entrega da nova Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Começa a entrega da nova Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

As secretarias de Assistência Social e de Saúde de Quissamã iniciaram a entrega da nova Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O documento do Ministério da Saúde tem como proposta reunir informações sobre a saúde do idoso, além de trazer orientações sobre cuidados e o uso de medicamentos de acordo com as normas do órgão federal. Nesta terça-feira (9), durante o evento que marcou o retorno das atividades presenciais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), foram entregues as primeiras 250 cadernetas.
A coordenadora do SCFV da Pessoa Idosa, Maria Madalena Moreira, orienta os usuários do programa, que ao se dirigirem à uma unidade de saúde, que levem as cadernetas antiga e a nova, para atualização das informações.
Morador do bairro Matias, Fernando Barreto, 67 anos, foi um dos que receberam o novo modelo: “é importante para a saúde da gente ter todas as informações num lugar só”, disse ele.
A Coordenadora de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Sara Santos, afirma que é fundamental o uso da Caderneta, porque nelas constam as principais informações a respeito da saúde dos idosos e os procedimentos aos quais eles possam ser submetidos, além dos medicamentos que possam fazer uso:
– É importante que o idoso, nos atendimentos, leve a caderneta e leia as informações disponíveis, além das dicas de saúde, hábitos de vida saudável. Ele pode utilizar como um documento, além de levá-la sempre com ele aos serviços de saúde, frisou Sara Santos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. A Caderneta permitirá o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de orientações para seu autocuidado.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.