Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Combate ao sarampo terá Dia D em 7 de março

Combate ao sarampo terá Dia D em 7 de março

Atendendo o cronograma dos governos federal e estadual, Quissamã vai realizar, no dia 7 de março, mais um Dia D de Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O público-alvo serão crianças, a partir de seis meses; jovens e adultos, até 59 anos.
As doses serão disponibilizadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), de 8h às 11h30, e de 13h30 às 16h30; e no Centro de Saúde, das 8h às 12h, e das 14h às17h, mediante a apresentação da caderneta de vacinação.
A vacina é a única forma de prevenção da doença e a orientação é para que as pessoas procurem a unidade mais próxima para a imunização. “É importante que os adultos também estejam com a carteira de vacinação em dia, pois a incidência do sarampo está em alta nesse público. Vale lembrar que nas crianças, com idade entre seis meses e até cinco anos, a cobertura no município já chegou a 96%”, disse a enfermeira Natália Villaça.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são febre, acompanhada de tosse; irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal estar intenso.
Ainda segundo informações do Ministério da Saúde, em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que, em seguida, se espalham pelo corpo. E após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.