Colaboradores da Secretaria de Agricultura recebem ação da Saúde

A Secretaria de Saúde, por meio dos Programas de Atenção à Saúde do Idoso, Saúde do Homem, e o Hiperdia, realizaram, nesta terça-feira (29), uma ação com os temas: Conscientização do Mal de Alzheimer, Prevenção do Câncer de Próstata e Conscientização e Prevenção do Diabetes. A atividade aconteceu no Parque Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva, para aproximadamente 60 colaboradores da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.

A coordenadora do Programa Saúde do Idoso Natália Borba, ministrou sobre o Alzheimer com o intuito de orientar os participantes sobre os primeiros sintomas da doença e conscientizá-los da importância do diagnóstico precoce. Também foi realizada uma dinâmica entre os presentes, visando estimular a memória.

Antônio Carlos Silva, coordenador da Saúde do Homem e Camille Ramos da Silva, coordenadora do Hiperdia, também participaram da atividade em parceria com a secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca. Antônio falou que entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata, estão: alimentação saudável, peso corporal adequado, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Ainda voltado para a campanha Novembro Diabetes Azul, a nutricionista e coordenadora do programa Hiperdia, abordou o tema: conscientização e prevenção do Diabetes. “É uma doença que pode ser silenciosa no início e tem risco de complicações importantes se não tratada adequadamente”, concluiu Camille.

O objetivo nesta ação foi levar conhecimento e medidas de prevenção a respeito do Diabetes Mellitus, já que estamos no mês da campanha contra a doença, e o tema é “Educação para proteger o amanhã”. Segundo Camille, o acesso à educação é uma maneira de conscientizarmos a população, e dessa forma prevenirmos tanto a doença, quanto às suas complicações.

Diabetes é uma doença causada pela ação ou produção insuficientes de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar), transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, agradeceu a parceria com a Secretaria de Saúde nas inúmeras ações que são realizadas no município, e afirmou que o trabalho educativo é fundamental para que todos tenham acesso às informações. “Quissamã preza  pelo trabalho preventivo, então utilizem as Unidades de Saúde da Família – USF, pois os funcionários vão cuidar do usuário e direcionar ,se for o caso, para profissional mais indicado”, finalizou.