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COGEP e Centrinho participam de capacitação para aprimorar a alfabetização e a recomposição de aprendizagens

A equipe da Coordenação de Gestão Pedagógica (COGEP) e do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ/Centrinho), ambos vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), participa nesta semana da Formação Continuada presencial das Trilhas Formativas de Agentes Multiplicadores do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), no Rio de Janeiro. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem como objetivo capacitar formadores locais para replicar o conhecimento e fortalecer as práticas pedagógicas no município.

A capacitação tem como foco central fomentar a alfabetização e a recomposição das aprendizagens nos Anos Iniciais, envolvendo professores, gestores pedagógicos, técnicos de secretaria e coordenadores pedagógicos das unidades escolares. O curso “Trilhas Formativas do CNCA” foi criado para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental, com atenção especial à recuperação das aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º anos, impactados pelos efeitos da pandemia de COVID-19.

O secretário de Educação, José Henrique Abreu, destacou a relevância da formação. “Essa capacitação é fundamental para aprimorarmos as estratégias de ensino e garantirmos que nossas crianças estejam plenamente alfabetizadas. O foco na recomposição das aprendizagens é essencial, especialmente diante dos desafios impostos pela pandemia. Estamos investindo na formação contínua dos nossos profissionais para oferecer, cada vez mais, uma educação de qualidade”, afirmou.

A coordenadora de Gestão Pedagógica da SEMED, Verônica dos Santos, ressaltou o impacto direto da formação nas salas de aula. “Participar das Trilhas Formativas nos permite alinhar nossas ações às melhores práticas pedagógicas em nível nacional. Voltaremos para Quissamã com novas ferramentas e conhecimentos para capacitar nossos professores e, consequentemente, impactar positivamente o processo de alfabetização de cada aluno. É um compromisso com o futuro das nossas crianças”, explicou.

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