Circuito de Pesca de Praia trouxe turistas e movimentou a cidade

Sucesso de participação e público, o I Circuito de Pesca de Praia na cidade, promovido pela Ecoanzol e que contou com o apoio da Prefeitura de Quissamã, que aconteceu na tarde de sábado (12) e manhã de domingo (13) nas areias de João Francisco. Entre os participantes estavam os afiliados a clubes de pesca da Federação Brasileira e pescadores independentes das cidades do Rio de Janeiro, Macaé, Carapebus, Quissamã, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Vitória (ES) e Vila Velha (ES). E também os campeões brasileiros de Interclubes, a catarinense Selma Martinez e o macaense Pablo Agostinho.
A classificação final, da categoria Geral, ficou assim definida: 1º lugar – Clube Barra de São João Sênior, com Rosemar e Ronaldo; 2º lugar – Clube Macaé de Pesca Amarelo, com Paulo Sérgio e Paulo Barboza; 3º lugar – Pampo Clube de Pesca Branco, com Paulo Affonso e Wagner Lins. Na categoria, a dupla melhor colocada de Quissamã foi a Santa Francisca, com Douglas e Daniel. E foram premiados ainda os vencedores das categorias Juvenil, Adulto, Master, Feminino, Sênior, Peixe mais Pesado, equipe mais distante e Interclubes.
“A minha avaliação e de todos os envolvidos no evento é que o mesmo foi 100% positivo, já que tivemos uma grande divulgação de nosso município entre os participantes que vieram de várias cidades da região e até mesmo do Espírito Santo, que lotaram as pousadas e movimentaram o comércio. Tivemos a participação de campeões Brasileiros de interclubes, o que mostra a grandiosidade e seriedade do evento, que passa a fazer parte do calendário oficial do município, da ONG Ecoanzol e do calendário nacional”, disse o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba Pessanha. Agradeceu, ainda, às equipes das Coordenadorias e Secretarias que apoiaram a realização da competição, como Guarda Municipal, Cultura e Lazer, Defesa Civil, Saúde, Obras e à equipe da cozinha.
Durante o torneio houve ainda uma programação que incluiu palestra com Helianna Barcellos de Oliveira, presidente do Espaço Cultural José Carlos de Barcelos, que falou sobre a história do município; a participação do Projeto Tamar, com solturas de tartarugas e representantes do Parque Estadual das Lagoas do Açu – São João da Barra; e de atividades ambientais, que envolveram os participantes da Defesinha e o grupo de escoteiros (129 Gemar) de São João da Barra.
As próximas etapas do circuito serão realizadas em Farol de São Thomé, nos dias 23 e 24 de fevereiro; em Macaé, no dia 27 de abril e, em São João da Barra (na Praia de Atafona), nos dias 29 e 30 de junho, tendo cada uma delas no máximo 50 duplas participantes.