Cinco novos carros renovam a frota da Guarda Municipal

A manhã de sexta-feira (7) foi de entrega de cinco novos carros para a Guarda Municipal, que renovará sua frota com mais quatro Voyages e uma Saveiro. A entrega, feita pela prefeita Fátima Pacheco, que contou com a participação de secretários, vereadores, servidores e população, aconteceu na rua em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, após a missa comemorativa pelos 19 anos do Programa de Assistência ao Idoso. A entrega desses cinco carros eleva o número de veículos adquiridos pelo atual Governo.
No mesmo momento, foram entregues também 40 rádios portáteis para uso individual; três rádios fixos para atender as bases da Guarda na cidade, em Barra do Furado e, futuramente, na Praia de João Francisco; e mais quatro rádios móveis para as viaturas. Todos já liberados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O uso dos novos equipamentos permitirá a comunicação total entre as bases, viaturas e guardas, em tempo real, permitindo um trabalho integrado.
Abrindo a cerimônia, o padre Marcus Vinícius Falcão abençoou os veículos e os guardas municipais presentes ao evento: “Que com essa benção possam exercer bem esse grande serviço à população dessa cidade, sempre na segurança e proteção. E que nós possamos auxiliar, colaborando e cumprindo as leis de trânsito’, frisou.
Na sequência, o coordenador especial de Segurança Pública, Janderson Barreto, falou do orgulho de estar à frente da coordenação neste momento de conquistas, com a entrega dos novos carros e com a instalação do sistema digital de comunicação, o que permitirá um atendimento mais rápido às demandas que a Guarda Municipal necessita atender. “Agradeço ao vereador Calico, que é também concursado da Guarda, que por meio de Emenda Impositiva é o responsável pela compra de três desses veículos que estão sendo entregues hoje. Ele sabe da necessidade de termos estes carros para oferecermos um trabalho melhor”, afirmou.
“Isso é uma grande conquista do Governo, da Guarda Municipal e dos munícipes, já que nossa frota está composta de carros que foram doados de segunda mão pelo Estado e outros bem antigos e velhos. E receber esses novos vai ajudar no desempenho de nosso trabalho”, falou o comandante da Guarda Municipal, Arilson Barros.
A prefeita Fátima falou do orgulho de comemorar os 30 anos de Quissamã ao lado dos servidores municipais e da população, realizando conquistas que têm como principal objetivo garantir direitos, promover cidadania e desenvolvimento àqueles que os escolheram para governar e legislar pelo município. “Toda vez que fazemos uma entrega como essa, reunimos todos, porque é uma vitória coletiva que perpassam por vários setores. Demos passos largos, não só agora, mas ao longo dos 30 anos de emancipação, porque temos servidores públicos comprometidos e vemos isso o tempo todo””, declarou.
Ela falou da Emenda Impositiva, que foi sugestão dos vereadores, e após análise pela equipe técnica da Câmara, em conjunto com a equipe técnica da Prefeitura, foi formata e consta do orçamento. O que permitiu, por indicação do vereador Calico, a aquisição de três dos cinco carros entregues. E falou ainda sobre a implementação da Lei Federal que enquadra a Guarda Municipal no âmbito da Segurança, que coloca o guarda na rua, sem arma letal, mas na segurança. Informou ainda que Quissamã é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a implementar o Plano de Cargo e Salários da Guarda.
Além do vice-presidente da Câmara Municipal, Calico Leite, participaram da entrega os vereadores José Borba, Luiz de Acil, Leone Cordeiro e Chiquinho Arué.