Cidennf terá Patrulha Mecanizada para auxiliar os municípios

Investimentos e estruturação no setor agropecuário foram pautas na reunião dos prefeitos dos municípios integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), realizada nesta quinta-feira (17), em São Fidélis. Na ocasião, a presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, informou que a licitação está prevista para início março deste ano, para aquisição de equipamentos e máquinas agrícolas, que vão compor a Patrulha Mecanizada do consórcio.
Fátima Pacheco destacou que o espírito de união e de respeito entre os prefeitos, é o que permeia no Cidennf e o resultado disso são os recursos que totalizam mais de 4 milhões de reais para a aquisição da Patrulha Mecanizada, que vai atender todos os municípios consorciados, na recuperação das estradas vicinais.
“Contar com a parceria dos deputados, é fundamental para o fortalecimento do consórcio e também dos municípios. O Cidennf mostra, claramente, que todos os prefeitos têm a mesma capacidade de trabalho e de articulação, e o resultado é a melhoria da vida da população. Agradeço todos os deputados parceiros, em especial o deputado federal Christino Áureo, que está aqui presente e dizer que precisamos continuar contando com essa força que tem muito a contribuir com a política de todo nosso estado” afirmou a presidente do Consórcio e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, que estava acompanhada do secretário executivo do Cidennf, Vinícius Viana.
O deputado federal Christino Áureo, também esteve presente na reunião e falou da importância da atividade da agricultura para o desenvolvimento do país. “Tenho me empenhado em favor dessa atividade em todos os municípios das regiões norte e noroeste fluminense, incluindo os integrantes do Cidennf, sempre sinalizando aos demais deputados que é preciso apoiar um núcleo coletivo, que coopera no interesse em comum, como os consórcios públicos”, finalizou o deputado federal, Christino Áureo.
Em outro momento, a superintendente Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Stella Romanos, falou do trabalho em parceria com o Cidennf, para a implementação do projeto ConSim, que tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal.
— Como o Cidennf está com o Serviço de Inspeção Municipal sendo executado, o consórcio, agora, está apto a participar do projeto ConSim 2022/2023, que dará oportunidade de buscar orientações para equivalência do Sisbi-Poa. Com isso, o Mapa deu a sessão de dois veículos ao Consórcio, para que possa estar mais perto do produtor e realizar o trabalho com excelência. Estamos à disposição e lutando pela agricultura e pelos pequenos municípios do estado do Rio de Janeiro — relatou Stella Romanos.
Também participaram da reunião, os prefeitos e prefeitas e representantes dos municípios de São Fidélis, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes; a subsecretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; do Sindicato Rural de São Fidélis; e equipe do Consórcio.
Fonte: Assessoria Cidennf