Cidennf realiza o 1° Workshop Rota Turística Regional Caminhos do Açúcar

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) promoveu, nesta quarta-feira (14), em São Fidélis, o 1º Workshop Rota Regional Caminhos do Açúcar”. O encontro que contou com a participação de prefeito do município, Amarildo Alcântara, prefeitos e secretários das cidades consorciadas, teve o objetivo de dialogar e apresentar as ações de planejamento do projeto turístico regional.

Durante o encontro, o Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, fez uma breve explanação sobre o projeto, abordando as principais contribuições das ações, as fases de planejamento e execução, dos recursos já captados e outros que estão por vir, além de apresentar alguns elementos da estrutura física do projeto.

— Esse é um evento importante por ter dado mais um passo para a concretização desse projeto que vai mudar a realidade do Turismo do Norte e Noroeste Fluminense. Com toda a expertise desse novo consultor técnico, e com a parceria e a força dos municípios consorciados, iremos alavancar e abrir caminhos para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo — destacou Vinicius Viana.

A condução do Workshop foi feita pelo novo consultor técnico de Turismo, Eduardo Mielke, contratado pelo Cidennf, que abordou a importância de colocar as cidades no mercado turístico, com o intuito de dinamizar a economia, compreender as vocações e resgatar as potencialidades, além de reiterar o papel e a cooperação dos municípios no desenvolvimento do projeto. Segundo Mielke, a iniciativa é muito importante pois os consórcios estão se tornando cada vez mais uma referência de gestão municipal.

— A perspectiva é que o projeto seja bem colaborativo, fazendo com que cada município coopere no andamento das ações. E com todo esse trabalho, temos o objetivo de resgatar, destacar as potencialidades, além de colocar de uma forma que virem produtos de “prateleira”, para que o mercado consiga enxergar a região como potencial, tanto na captação de turistas, quanto nos investimentos das áreas específicas vocacionadas — disse o consultor técnico de Turismo.

Estiveram presentes secretários, secretárias e representantes municipais de Turismo, Cultura, Esporte, Educação, Desenvolvimento Econômico e de Planejamento, além dos prefeitos Amarildo Alcântara (São Fidélis) e Leo Pelanca (Italva), além da equipe técnica do Cidennf e entre outras autoridades presentes, como os presidentes das Instâncias de Governança Regional – Águas do Noroeste, Costa do Sol, e Costa Doce.

Fonte: Assessoria de imprensa do Cidennf