Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Cidennf é o único Consórcio Público do Rio de Janeiro selecionado no Programa ConSIM do MAPA

Cidennf é o único Consórcio Público do Rio de Janeiro selecionado no Programa ConSIM do MAPA

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) foi o único consórcio do estado do Rio de Janeiro a ser classificado no edital do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do Chamamento Público nº 003/2022-SDA, que teve o objetivo selecionar Consórcios Públicos de Municípios interessados em participar do Projeto de ampliação de Municípios integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), chamado Projeto ConSIM.
O projeto ConSIM (2022/2023) visa ampliar o âmbito de comércio dos produtos agroindustriais de origem animal para todos os municípios do consórcio público e se preparar para adesão ao SISBI-POA, com vistas ao mercado nacional, tendo apoio técnico especializado na área de inspeção de produtos de origem animal, por meio de equipe composta por especialistas de todo país, sob a coordenação do Departamento de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária (DSN/SDA). O Projeto, que integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), tem apresentado como uma alternativa de gestão capaz de suprir as necessidades encontradas pelos Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
“Concorremos entre vários consórcios públicos intermunicipais de todo o Brasil que se inscreveram, fomos o único consórcio homologado no estado do Rio para participar desse projeto tão relevante. Sem dúvidas, é uma conquista muito significativa para o Cidennf. Essa seleção no ConSIM nos mostra a capacidade de gestão e reforça que estamos no caminho certo para o desenvolvimento regional”, destacou Vinícius Viana, secretário executivo do Consórcio.
Segundo o diretor adjunto do Serviço de Inspeção Municipal executado pelo Cidennf (SIM/CIDENNF), Gedison Canal, o programa é de grande valia, pois vai auxiliar o SIM/CIDENNF nas atividades para adquirir a equivalência tanto do programa, quanto das agroindústrias.
“Esses treinamentos e capacitações vão facilitar o processo de equivalência ao SISBI-POA, visando o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade e segurança alimentar. A partir disso, o trabalho do SIM/CIDENNF será realizado nos municípios consorciados que já realizaram a equivalência da lei e o decreto de delegação para execução das atividades, como Cardoso Moreira, Italva e São Fidélis, a fim de buscar o estímulo ao investimento e ao crescimento dos estabelecimentos registrados”, ressaltou Gedison Canal, diretor adjunto do SIMCIDENNF.

CIDENNF
O Cidennf foi idealizado por municípios da região Norte e Noroeste do Estado com o objetivo de agrupar diversas demandas dos entes consorciados com intuito de otimizar as estruturas de pessoal, equipamentos, materiais e instalações para melhor gestão de programas e de serviços públicos. Atualmente, o Cidennf conta com os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, Campos, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.