Cidennf dialoga sobre projeto Segurança no Campo com municípios do Norte e Noroeste Fluminense

O projeto “Segurança no Campo” foi uma das pautas abordadas durante a reunião da Câmara Técnica Setorial de Gestão do Consórcio Público Intermunicipal do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), realizada nesta terça-feira (12), na sede do consórcio em Campos. Com a presença dos secretários de Agricultura dos municípios consorciados, o projeto visa reforçar a segurança na área rural dos municípios, por meio de uma rede de proteção integrando os batalhões que atendem as áreas rurais do interior do estado do Rio de Janeiro.
Segundo Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, a exemplo de São Francisco de Itabapoana, um dos municípios do norte fluminense integrante do Consórcio, que deu início ao projeto, a ideia é, através do Consórcio fazer uma ação conjunta com os demais municípios consorciados.
— Como os municípios têm a agricultura como uma de suas potencialidades, um segmento que gera e sustenta boa parte da economia do norte e noroeste fluminense, através do agronegócio, que atualmente utiliza de novos equipamentos e tecnologias, o projeto será todo estruturado, proporcionando mais segurança à população do campo.
Outras pautas também foram discutidas, como a Patrulha Mecanizada, o Programa Sim/Cidennf, no qual foi relatado que o programa foi aprovado na segunda etapa do ConSIM 2, que visa o auxílio técnico aos consórcios para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
No encontro ainda foi criada a Câmara Temática de Agricultura, onde as entidades vinculadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Seapa), como a Emater, a Fiperj, a Pesagro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), SISTEMA “S”, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, dentre outras instituições, que serão convidadas para compor as parcerias. O secretário executivo ressaltou ainda que, diversas ações serão trabalhadas em conjunto, a fim desenvolver ações e projetos voltados ao fortalecimento da agricultura.
Participaram da reunião secretários e representantes das secretarias de Agricultura dos municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Italva e Quissamã.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Cidennf