Ciclovia recebe nova iluminação e ponto para os ciclistas

A nova iluminação da Ciclovia Francisco Benedito Barcelos, na Avenida Amilcar Pereira da Silva, foi inaugurada na noite de quarta-feira (27). O trecho entre o Centro e o bairro do Carmo recebeu lâmpadas de LED, que garantem mais luminosidade usando menos energia. O evento também marcou a entrega do Ponto dos Ciclistas, com homenagem a Marcelo Roberto do Desterro, o Marcelão, um dos precursores do esporte em Quissamã, falecido recentemente.
Para a prefeita Fátima Pacheco, a noite foi especial. “Estamos entregando mais uma conquista, que é a iluminação de LED da ciclovia, e lembrando uma pessoa que tanto fez pelo ciclismo e pela comunidade, de uma forma geral. Essa melhoria vai garantir mais segurança para ciclistas e pedestres, e o melhor é que estamos conseguindo fazer esse investimento, mantendo a qualidade dos serviços oferecidos em outros setores, como Saúde, Educação e Assistência. O Ponto dos Ciclistas nos remete a Marcelo, uma pessoa que se doava, que orientava, que ajudava o próximo e atuava em silêncio. Cheguei a pedalar com ele e seus familiares. Foi um quissamaense exemplar”, frisou.
O vice-prefeito Marcelo Batista elogiou a nova iluminação, destacando que as lâmpadas de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis. “É uma iniciativa que traz qualidade e possibilita que os recursos economizados sejam investidos em outras áreas. Fico feliz também em observar esse grande número de integrantes da Associação dos Ciclistas de Quissamã, que além de incentivar o esporte é exemplo de amizade e solidariedade. Marcelão foi uma pessoa com essas características”, disse.
O secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Francisco de Siqueira Júnior, ressaltou que os investimentos na iluminação de LED terão continuidade. “Nossa intenção é seguir com esse planejamento em 2020. Este ano, além da área central, essa melhoria também foi levada para praças e quadras esportivas. Vamos seguir ampliando esse leque”, completou o secretário, ao lado de Carlos Barcelos, o Carlos de Nonoca, responsável pelo serviço.
O presidente da Associação dos Ciclistas de Quissamã (ACQ), Leandro Machado, parabenizou a Prefeitura pela adoção do moderno sistema de iluminação. “Investir em iluminação é investir em segurança. Esse é o caminho escolhido hoje pelas cidades inteligentes. Agradeço também pela oficialização do Ponto dos Ciclistas, que será uma forma de guardar e lembrar do nosso querido Marcelo, e também de pessoas como seu Tatá e Renatão, que faziam parte de nossa grande família”, pontuou.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; do vice-presidente Calico Leite, dos vereadores José Borba, Luiz de Acil, Xande Moreno e Chiquinho Arué; de familiares de Marcelão, como o irmão Moisés, o filho Marcus Vinicius, o tio Ildefonso e a esposa Mônica.