Ciclistas prestigiam aniversário do Parque de Jurubatiba.

Um passeio ciclístico marcou, no domingo (30), os 19 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Parna). Antes da saída, no Centro Cultural Sobradinho, no Centro, os participantes fizeram alongamento orientados pelo professor Fábio Azevedo. Depois, passaram pelo Carmo, Penha, Estivinha e Lagoa da Garça até chegarem ao Centro de Visitantes do Parna, na praia de João Francisco.
O evento foi realizado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), Associação dos Ciclistas de Quissamã e Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude e secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A iniciativa contou ainda com apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil.
No Centro de Visitantes, os ciclistas foram recebidos pela prefeita Fátima Pacheco e pelo chefe do Parque de Jurubatiba, Marcelo Pessanha. Criado em 29 de abril de 1998 e com 14.922,39 hectares, 44 Km de costa e 18 lagoas costeiras, o Parna representa o trecho de restinga melhor conservado da costa fluminense. A unidade abrange os municípios de Quissamã (65%), Carapebus (34%) e Macaé (1%).
Para o chefe do Parna, o aniversário marca um novo momento na relação com o Município. “O Executivo ficou os últimos quatro anos de costas para o Parque. Antes mesmo de assumir, Fátima nos procurou para discutir parcerias. Juntos podemos impulsionar setores importantes para a região como o turismo”, frisou Marcelo.
Fátima elogiou a participação dos ciclistas e fez um agradecimento especial aos gestores do Parque. “Toda atividade esportiva merece nosso apoio, pois traz benefícios diretos para a qualidade de vida. Em relação ao Parque de Jurubatiba, tenho muito orgulho de Quissamã abrigar 65% da área. Vamos manter diálogo permanente para aliar preservação e utilização responsável dos espaços”, comentou.
O coordenador de Turismo da Prefeitura, Luiz Carlos Fonseca Lopes, ressaltou a importância do turismo ecológico na geração de emprego e renda. “É uma das vertentes desse segmento e com grande potencial a ser explorado. Temos que apoiar a iniciativa privada em projetos para alavancar a atividade”, ponderou.
Um bolo especialmente preparado para a data homenageou os 19 anos do Parna e também os aniversariantes do mês da Associação dos Ciclistas. Estiveram também presentes o vereador José Borba, secretários e coordenadores do governo municipal.