• Assistência Social

Cerimônia de formatura da primeira turma do Programa Juventude Ativa é marcada por emoção de jovens e autoridades

Alyson, Maria Fernanda, Matheus, Aline, Samara, Samantha e outros cerca de 90 nomes integram a lista de jovens que tiveram a vida pessoal e profissional transformadas nesta quinta-feira (15). O ambiente de descontração e união no auditório da Prefeitura de Quissamã já indicavam que um momento especial estava prestes a acontecer. Aconteceu. A data marcou a cerimônia de formatura da primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional “Juventude Ativa”, oferecido pela Prefeitura. A comemoração do aprendizado, de diferentes formas em diferentes realidades, convergiram no animado acontecimento da tarde. O poeta Bráulio Bessa, considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo, realizou uma palestra contando sua trajetória como escritor e abordando a importância da ressignificação dos sonhos.

São jovens de 18 a 24 anos em sua primeira experiência de aprendizagem profissional, cultural e educacional. Programa contribui na formação pessoal e profissional, fomentando ações diante da necessidade de ampliar a participação coletiva dos jovens no espaço social e no ambiente de trabalho.

Samantha Pacheco, de 22 anos, foi uma das jovens que atuou nas repartições públicas municipais com carteira assinada e recebeu uma bolsa-auxílio de um salário mínimo. Mais do que os direitos trabalhistas assegurados, o Juventude Ativa auxiliou de forma direta em sua inserção no mercado de trabalho.

“Estou aqui para reafirmar que a mulher trans e quilombola pode ocupar o lugar que ela quiser. O Programa renovou meus sonhos e mudou a vida de tantos jovens, igual mudou a minha. Achei que seria impossível eu trabalhar de carteira assinada. Além do Programa, também pude ter a oportunidade de ingressar em um novo emprego na minha comunidade”, comentou.

Matheus Nunes, de 19 anos, atuou na Secretaria Municipal de Esporte e Juventude. “Trabalhei na área do almoxarifado, cuidando dos equipamentos e uniformes. Foi o ápice da minha carreira profissional, não tive essa oportunidade em outro lugar. Saí de lá mais experiente e mais capaz de atuar no mercado de trabalho”, ressaltou.

Uma das mais emocionadas durante a cerimônia, a prefeita Fátima Pacheco destacou a relevância do Programa para os jovens. “Já participei de muitos momentos de emoção, mas nunca vivi um momento como esse de hoje. Olho para vocês e me vejo. Tenho certeza que vocês vão chegar onde quiserem. Há um ano, tínhamos jovens sem perspectiva, hoje temos jovens mais preparados. Para além do salário mínimo e carteira assinada, o Juventude Ativa foi o Programa que mais deu certo de todos que conheço. É um Programa tão gigantesco que criamos de 100 a 125 vagas, mas para o próximo ano, vamos ampliar ainda mais o número de vagas. O maior legado que podemos deixar é o de transformar a vida das pessoas”, ressaltou a prefeita Fátima Pacheco.

Bráulio Bessa fez questão de comentar a história dos jovens com o Programa. “Muito feliz em compartilhar esse momento com todos. Me emocionei ali atrás com os depoimentos dos jovens. Acredito muito no direito que nós temos, e talvez o mais potente, que é o direito de exalar as nossas diferenças”, disse.

Na tarde de celebração pela conclusão da primeira turma, a cerimônia contou com a presença de autoridades municipais. Entre eles, a prefeita Fátima Pacheco e o vice-prefeito Marcelo Batista, a coordenadora do Juventude Ativa, Anne Caroline Cardoso, o Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço, a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, os vereadores Simone Flores, Aílson Belarmindo, Janderson Barreto, Fábio Castro, Buguinho do Carmo, Cássio Reis, entre outras autoridades.

“Esses jovens participaram desta etapa conosco e aprendemos muito com eles também. Estamos fazendo uma gestão que dá oportunidade de transformação. Tenho certeza que esses jovens vão dar muito mais retorno para Quissamã pelo que puderam viver”, disse o vice-prefeito Marcelo Batista. “Esse é o maior Programa de transformação social do Estado do Rio de Janeiro. Nenhum dos 92 municípios tem um Programa desta forma. E ele foi construído nas ruas, conversando com a população”, opinou a vereadora Simone Flores.

Para a segunda turma do Juventude Ativa, a Prefeitura de Quissamã recebeu 413 inscrições e o resultado será divulgado nas próximas semanas. Para o Juventude Ativa+, objetivo é dar continuidade ao trabalho dos jovens que se destacaram na primeira inscrição do Juventude Ativa. As inscrições ficarão abertas entre os dias 20 e 26 de setembro.

“É importante lembrar que o Programa é liderado por Fátima, uma mulher que cuida das pessoas. Programa que a Prefeita confiou e deu certo. Ouvindo o relato das jovens, lembro quando iniciaram e vejo a trajetória que conseguiram passar. Amadureceram e transformaram as vidas de forma positiva. Fico muito feliz em participar desse processo e poder contar com essa equipe dedicada, porque tudo o que foi feito, foi feito em equipe. O Programa plantou a semente em cada um, então não desistam do sonho de vocês, esse foi só o primeiro passo”, comentou a Coordenadora do Juventude Ativa, Anne Caroline Cardoso.