Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Centro recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti

Centro recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti

A Vigilância Ambiental, mantendo seu trabalho de informação e conscientização, realizou na manhã desta quinta-feira (23) um mutirão nas ruas centrais de Quissamã, com prioridade para as vias onde foram encontrados a maior parte dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O trabalho de panfletagem foi concentrado nas ruas Frei João Batista, Eduardo dos Santos Cardoso, Visconde de Quissamã e Bento Carneiro da Silva. No coreto da praça Brigadeiro José Caetano foi instalado um posto para visibilidade da ação, com distribuição de material informativo e, em um trabalho paralelo, também foram colocados cartazes explicativos sobre os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes nos estabelecimentos comerciais da área.
Nos informativos entregues pela equipe, formada pelos guardas de endemias, são claras as orientações para eliminação do mosquito, elaboradas com orientações de pesquisadores da Fiocruz. A ação desenvolvida no Centro também ocorreu simultaneamente nos bairros de Caxias e Matias. Esse ano, em Quissamã, ainda não houve nenhuma notificação de casos de dengue, zika ou chikungunya.
O diretor da Vigilância Ambiental, Leonardo Barcelos Chagas, ressaltou a importância da campanha 10 Minutos Contra a Dengue ser aplicada ao menos uma vez por semana. “O ciclo de vida do mosquito, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros for realizada uma vez por semana, podemos evitar o nascimento de novos mosquitos”, destacou.
Algumas ações que podem evitar criadouros do Aedes aegypti são simples e podem salvar vidas: preencher com areia os pratinhos de vasos de plantas; fechar bem o saco de lixo e manter a lixeira fechada; lavar com bucha e sabão os potes de água de animais; lavar bem os suportes de água mineral sempre que fizer a troca; guardar pneus em local coberto e abrigado da chuva; tampar e jogar no lixo garrafas pets e de vidro.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.