Centro de Saúde vai oferecer atendimento odontológico aos sábados

O Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, no Centro, passará a funcionar aos sábados para atendimentos emergenciais odontológicos. O serviço será oferecido a partir do dia 4 de maio, das 8h às 17h. A iniciativa da Coordenação de Odontologia da secretaria de Saúde de Quissamã amplia os serviços disponibilizados à população, possibilitando assim mais qualidade de saúde. O atendimento será feito por ordem de chegada e não haverá a necessidade de agendamento prévio. O paciente passará por uma triagem e em seguida será direcionado à consulta com o cirurgião dentista.
O coordenador de Saúde Bucal, Mateus de Souza Lima, explica que o público-alvo inclui todas as faixas etárias, desde que o paciente apresente características emergenciais odontológicas. “É importante lembrar que não será feito tratamento contínuo e sim atendimento de emergência. Para tratamento, os munícipes devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próximas de suas residências”, ressaltou.
Mateus frisa que a ideia de oferecer o atendimento aos sábados surgiu após a realização de um estudo quantitativo com base em números de pacientes atendidos em emergências às segundas-feiras nas unidades da rede municipal.
“Com essa pesquisa, concluímos que a procura pelos serviços emergenciais no início da semana era muito grande e com base nessas informações consideramos pertinente oferecer assistência odontológica também aos sábados, como forma de não só garantir o atendimento, mas também diminuir essa incidência. Essa é mais uma ação diferenciada do atual governo”, comentou o coordenador.
Ainda com foco nas ações de promoção da saúde bucal, o município oferece atendimento com odontopediatra para crianças que necessitarem do serviço. O trabalho também é realizado no Centro de Saúde e consiste em tratamento restaurador e ações de prevenção. A atenção se estende às crianças e adolescentes com necessidades especiais, cujos procedimentos, quando necessários, são realizados no centro cirúrgico do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus.
Outra atividade que vem sendo desenvolvida pela coordenação de Odontologia é a campanha de saúde bucal nas unidades da rede municipal ensino. A ação, em parceria com a Universidade de Odontologia de Campos (Uniflu), vai percorrer 15 escolas, levando aos alunos orientações sobre as técnicas de escovação, além de fazer a distribuição de kits de higiene, com escova, paste de dente e flúor.