Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Centro de Saúde terá ação do Outubro Rosa nesta terça-feira

O Outubro Rosa é uma campanha nacional de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero e este ano a secretaria de Saúde de Quissamã está preparando uma programação voltada para a promoção da saúde, abordando este e outros temas, como hipertensão, diabetes, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), tabagismo e alimentação saudável. Para tanto, serão realizados exames, palestras e rodas de conversa nas Unidades de Saúde da Família, escolas, igrejas, hall da Prefeitura e Centro de Saúde, que recebe ação especial nesta terça-feira (2), a partir de 8h.
Por ser o câncer de mama o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ele responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Mesmo sendo raro, a doença acomete também os homens, que respondem por 1% dos casos. Em Quissamã, em 2017, foram registrados 13 casos de mulheres em tratamento, com idade entre 24 e 70 anos. Este ano, há dois novos casos em tratamento.
Dentro a programação geral, que será divulgada em breve, teremos as atividades do Programa de Saúde da Mulher, que será iniciado nesta terça (2), no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, com as usuárias. Nos dias 9 e 10, nos períodos da manhã e tarde, será oferecida capacitação em Teste Rápido Diagnóstico (TRD) Sífilis para os profissionais da Saúde. No dia 10, a partir das 16h30, acontecerá palestra sobre Câncer de Colo de Útero e de Mama, Sífilis e outras ISTs para professores da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes, no Sítio Quissamã.
No dia 13, palestra sobre Câncer de Colo de Útero e de Mama, com as mulheres da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a partir das 19h. Dia 15, uma roda de conversa sobre Câncer de Colo de Útero e de Mama, Sífilis e outras ISTs vai acontecer com o grupo de mulheres do Centro Especializado de Assistência Social (Creas). No dia 16, acontecerão dois momentos diferentes, ambos a partir das 8h30: no hall da Prefeitura, para funcionárias, uma roda de conversa sobre Câncer de Colo de Útero e de Mama, Sífilis e outras ISTs, tabagismo e alimentação saudável; e no Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga Lemos, palestra sobre Câncer de Colo de Útero e de Mama.
Já no dia 20, haverá uma roda de conversa sobre Câncer de Colo de Útero e de Mama, Sífilis e outras ISTs, tabagismo e alimentação saudável no evento ‘Família na Escola’, na Penha. E, no dia 23, um fechamento desta programação com caminhada pela rua do Comércio, na área central da cidade.

Galeria de Fotos