Centro de Fisioterapia ganha o nome de Zuze

Marcada pela emoção e aplausos, a fisioterapeuta quissamaense Maria de Jesus Barboza Santos, conhecida como Zuze, que foi secretária de Saúde de Carapebus, deu o seu nome ao Centro de Fisioterapia, localizado no mesmo prédio do Centro de Especialidades. A iniciativa foi do presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Pessanha, em reconhecimento aos serviços prestados pela homenageada ao município. A prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista participaram da cerimônia, na manhã desta sexta-feira (9), que faz parte da programação oficial dos 28 anos de emancipação político- administrativa de Quissamã.
Autor da homenagem, Luciano ressaltou a sua amizade com a família de Zuze. “A homenagem é dos municípios de Quissamã e Carapebus. Tenho certeza que Deus quando a conduziu nesta terra foi para uma missão de melhorar a região. Zuze era iluminada e deixou um legado de solidariedade para todos”, disse.
O irmão da homenageada, Carlos José Santos, agradeceu à Câmara pelo reconhecimento público dos trabalhos prestados por Zuze. “Isso faz com que o serviço implantado aqui seja referência e receba o nome de uma pessoa que zelou pela saúde do município, ajudando muitas pessoas com recursos do próprio bolso”, lembrou.
A coordenadora do Centro de Fisioterapia, Débora Leaubom, lembrou da sua troca de experiências quando foi trabalhar com Zuze, em Barra do Furado. “Tive muitas referências de Zuze. Ela me aconselhava sobre minha carreira e tenho uma eterna gratidão pela grande profissional que foi”, falou.
O secretário municipal de Saúde, Linaldo Lyra, disse que Zuze foi uma das pioneiras no serviço de fisioterapia no município. “O nome da Zuze é um justo reconhecimento, como referência desse serviço e vem enaltecer esse aspecto da saúde. A secretaria conta com mais um espaço para a reabilitação”, pontuou.
O vice-prefeito Marcelo Batista salientou o tratamento dado pela fisioterapeuta aos pacientes. “Ela era uma pessoa carinhosa com todos. Sempre tinha uma palavra de ânimo para encorajar quem precisava da sua ajuda”, frisou.
A prefeita Fátima Pacheco destacou que a homenageada era uma profissional extraordinária. “Ela teve um papel importante no seu dia a dia, de melhorar a vida das pessoas, de restabelecer os valores dos pacientes, salvar vidas. Mais que uma técnica em excelência, uma líder que foi muito além do espaço destinado pra ela. Zuze é referência em todo o Estado do Rio”, destacou.
Compareceram à solenidade, os vereadores de Quissamã, José Borba, Luiz de Acil e Calico, de Carapebus, Tânia Cabral, Luciano Deute e Marcelo Borges, secretários e coordenadores municipais, além de profissionais da área de Saúde e familiares de Zuze.
A homenageada — Zuze iniciou sua vida profissional como professora, mas encontrou sua verdadeira vocação na área de saúde. Formada pela Universidade Gama Filho, atuou como fisioterapeuta em Barra do Furado, passando, posteriormente, a coordenar o setor no município. Ela foi convidada a dirigir o antigo hospital, e em setembro de 2004, assumiu como a primeira diretora geral do novo prédio do Hospital Municipal. Zuze fez pós-graduação na área e atuou nos setores de Controle e Avaliação e também na Ouvidoria, da secretaria de Saúde de Quissamã. Ela assumiu o Controle e Avaliação de Carapebus e, posteriormente, a função de secretária de Saúde, onde atuou por cerca de dois anos até a sua morte, em 23 de julho de 2016.