Quissamã vai receber, na sexta-feira (14), uma ação do Programa Rio Sem LGBTI Fobia, por meio do Centro de Cidadania Estadual LGBTI+ Região Norte e Noroeste Fluminense. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Quissamã, via secretaria de Assistência Social, terá início às 9h, na sede do Serviço de Fortalecimento de Vínculo (antigo PAI).
No local serão oferecidas gratuitamente pelo programa, iniciativas como atendimento social, psicológico, assessoramento jurídico, atendimento humanizado, introdução básica sobre identidade e gênero e diversidade sexual, e reflexões sobre as possibilidades de ações afirmativas.
O Programa Estadual Rio Sem LGBTI Fobia, coordenado pela Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, visa combater a discriminação e violência contra a comunidade LGBTI+, bem como promover o acesso à cidadania em todo território Fluminense respeitando as especificidades desses grupos populacionais, através de disseminação de informações sobre direitos e sua defesa e garantia.
“O Programa Rio Sem LGBTI Fobia não só sensibiliza no aspecto formativo sobre questões de gênero, diversidade sexual, mas, principalmente, mobiliza através dos Centros a garantia dos direitos e da cidadania da população LGBTI+”, enfatizou a coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Região Norte Fluminense, Márcia Cristina Ferreira.