Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã é modelo na região

Primeira instituição do gênero na região Norte Fluminense, o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ) é modelo para outros municípios. Nesta terça-feira (14/09), a secretária de Educação, Helena Lima, recebeu uma comitiva da Secretaria de Educação do município de São João da Barra, formada pela Coordenadora Pedagógica de Alfabetização Karem Ramos, e a integrante da Coordenação Geral de Educação, Luiza Tesch, que vieram conhecer as instalações do Centrinho. Recentemente, a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler, também conheceu a unidade.
O Centrinho é destinado aos alunos com necessidades especiais leves, moderadas e graves, matriculados na rede municipal, atendidos no contraturno, desde a creche até o Segundo Segmento do Ensino Fundamental. Mais de 120 alunos são atendidos no CAEEQ, localizado em São Miguel.
– O Centrinho oferta atendimento especializado com a proposta de complementação e suplementação pedagógica da rede regular de ensino, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem e garantindo aos educandos o atendimento adequado às suas necessidades – destacou Helena Lima.
A equipe da Coordenação de Educação Inclusiva e o diretor do Centrinho, Alcimar Barreto, mostraram as dependências do CAEEQ. Durante a visita técnica, a comitiva percorreu setores como o caminho sensorial, horta terapêutica, musicoterapia, terapia ocupacional, psicomotricidade, entre outros.
– A troca de experiências entre os municípios é importante para que possamos sempre almejar a qualidade nos serviços. Estar em Quissamã para conhecer o trabalho aqui aplicado estimula novas técnicas. A realidade da inclusão exige, de todos nós, um olhar diferenciado – avaliou a Coordenadora Pedagógica de Alfabetização, Karem Ramos.