Centrinho destaca importância de parceria com as famílias

Acolher, integrar e vivenciar. Esses foram alguns objetivos dos profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ), o Centrinho, ao realizarem nesta quinta-feira (25) o primeiro evento de integração entre as famílias e a instituição. A atividade aconteceu em dois períodos, com diversas ações lúdicas e mensagens sobre a importância do carinho materno, paterno e de toda família no cuidado com a criança portadora de necessidades especiais.
O encontro reuniu, além dos familiares e da equipe multidisciplinar do Centrinho, a prefeita Fátima Pacheco, o secretário de Educação, Róbisson Serra, o subsecretário Aílson Belarmindo, a coordenadora de Cultura e Lazer, Amanda Fragoso, e os vereadores Luiz de Acil, Leone Cordeiro, Cássio Reis e Xande Moreno.
“Enquanto pais, temos a missão de cuidar, amar, educar e proteger nossos filhos, assim como ensiná-los a criar asas para que possam voar sozinhos. É comum termos medo, aflições, mas precisamos entender que é preciso continuar”, disse a psicóloga Renata Queiros, em uma mensagem de reflexão passada aos participantes.
Fátima prestigiou o evento e parabenizou toda a equipe pela atividade realizada na instituição. “Contamos com um grupo de ponta, que atua no atendimento às crianças com necessidades especiais e hoje tivemos a oportunidade de fazer esse momento de integração com as famílias, ao lado de reapresentantes da Câmara de Vereadores, de secretários e profissionais do Centrinho. Estamos felizes com a participação das famílias e dizer que esse é um trabalho articulado com a Educação e Saúde”, pontuou.
A diretora do CAAEQ, Gabriela Vasconcelos Gomes, garante que o evento foi o primeiro de muitos. “Promovemos um momento de integração, acolhimento e reflexão com as famílias. Mostramos um pouco de todo o trabalho que realizamos com as crianças, pautado no carinho, afeto e amor. Lembrando que a parceria com as famílias é um dos trunfos no processo de aprendizagem”, completou.
O secretário de Educação, Róbisson Serra, destaca que o Centrinho é um sonho que se tornou realidade. “Por meio da instituição, diversos serviços são oferecidos à população, em especial às crianças com necessidades especiais. Contamos com equipamentos de ponta e profissionais competentes, que atuam diretamente com as crianças realizando oficinas para trabalhar a psicomotricidade, o aprendizado de libras e o estímulo aos sentidos, fatores que auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor”, disse o secretário, agradecendo ao Poder Legislativo por todo o apoio e parceria.
Os pais e responsáveis parabenizam o município e a equipe envolvida pelo carinho e dedicação aos alunos. “Só tenho a agradecer a todos que nos acolheram e que com profissionalismo contribuem com o desenvolvimento da minha sobrinha”, disse Maria Helena Pessanha.
Cristiana da Silva deu nota máxima à instituição. “Não tenho palavras para agradecer o carinho e o acolhimento que recebemos. Minha filha tem dificuldades psicomotoras e já apresenta avanços”, disse.
Júlio César da Silva não escondeu a alegria com a evolução do filho. “Antes de frequentar o Centrinho, meu menino quase não falava com as pessoas, ficava mais isolado. Hoje, já é outra criança. Ele participa, conversa e consegue interagir os coleguinhas. Estou muito satisfeito”, frisou.
Desde que ganhou seu espaço na cidade, no início deste ano, o Centrinho vem contribuindo com o processo pedagógico de crianças e adolescentes. Atualmente, atende cerca de 80 crianças, desde a creche ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A coordenadora pedagógica Adriana Rocha destacou a importância da participação dos pais e disse que a unidade está sempre de portas abertas. “Toda a nossa equipe tem se empenhado para fazer o melhor e a cada dia prestar um serviço de qualidade. Lembrando que para o sucesso das atividades é fundamental o trabalho em conjunto”, acrescentou.