Ceam de Quissamã participa do Encontro Por Todas as Mulheres, no Rio

Quissamã esteve presente no “Encontro por todas as mulheres”, com a participação da prefeita Fátima Pacheco, e da advogada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Grimas Mattos, nesta terça-feira (28), no Theatro Municipal do Rio, na capital fluminense.

O evento de fortalecimento do combate à violência contra a mulher, foi promovido pelo Governo do Estado do Rio, e também contou com a participação da primeira-dama do Estado do Rio, Analine Castro – que ressaltou a importância de unir forças para zerar as estatísticas de agressão-, da deputada federal Soraya Santos, além de representantes de secretarias estaduais, e da ativista israelense Lili Ben Ami, fundadora da associação “Michal Sela Forum”.

O “Encontro por todas as mulheres” faz parte da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Na ocasião, o Governo do Estado apresentou o Dossiê Mulher, desenvolvido pelo Instituto de Segurança Pública, que contém informações e dados para a elaboração de diretrizes na referida área.

“Em Quissamã, desenvolvemos políticas públicas para a proteção da mulher e ações para elevar a sua autoestima. São oficinas de capacitação profissional, além de assuntos pertinentes como a busca por seus direitos. Agradeço a primeira-dama Analine por organizar um evento tão importante para todo o Estado”, disse Fátima Pacheco.

Desde 2019 foram implementados em Quissamã: o Ceam; a Sala Girassol, na 130ª Delegacia de Polícia; o Núcleo de Atendimento ao Homem (Neah); e a Patrulha Maria da Penha, que é ligada à Guarda Civil Municipal e suporte da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito.

Neste período, o Ceam prestou auxílio a aproximadamente mil e quinhentas mulheres, além de oferecer cursos, oficinas, seminários, ações itinerantes, entre outras atividades protetivas.

“O Ceam tem desenvolvido um trabalho muito importante de proteção à mulher. Além das ações temos parcerias importantes, entre elas com  o Ministério Público”, conta a advogada Grimas Mattos.

No mês de novembro, a secretária municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães, participou de um curso no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim-RJ), quando apresentou os números do Ceam de Quissamã.