Casa Social da Penha comemora um ano de funcionamento

Com apresentação de banda escolar, número de dança e documentário, a Prefeitura de Quissamã comemorou, nesta terça-feira (29), um ano de funcionamento da Casa Social no bairro da Penha, que disponibiliza aos moradores locais e do entorno todos os serviços oferecidos pela secretaria de Assistência Social no município, antes disponíveis apenas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro e de Barra do Furado.
A abertura foi feita pelos alunos da banda da Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, sob a regência de Wellington Nascimento, seguida pela fala das autoridades. Depois foi apresentado um documentário com depoimentos dos usuários da Casa; apresentação da oficina de Dança, sob orientação da professora Bruna Pessanha, onde as alunas de afro dançaram ao som da música Ilê Pérola Negra, de Daniela Mercury, e, no encerramento, um animado parabéns cantado pelos presentes.
“Compartilho a alegria de comemorar um ano de inauguração desta casa, onde conseguimos trazer todos os programas sociais e que tem como objetivo principal proteger nossas crianças e adolescentes. Esses avanços foram alcançados porque trabalhamos em conjunto com a escola, a Assistência, a Saúde e com a Câmara Municipal, que nos dá apoio para essas conquistas. E garantimos que vamos continuar investindo na Educação e Assistência para a proteção das nossas crianças e idosos”, afirmou a prefeita Fátima Pacheco.
Para o vice-prefeito Marcelo Batista é satisfatório ver o avanço obtido na área social, em Quissamã. “Hoje acompanhamos a extensão da Assistência em Barra do Furado, em Santa Catarina e na Penha, e isso é muito importante, porque facilita o acesso de todos aos serviços. Isso porque a comunidade tem conhecimento de suas necessidades, o que facilita o trabalho da equipe no desenvolvimento das ações localmente”, esclareceu.
Segundo a secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, trazer os serviços para a comunidade facilitou a vida de todos, que não precisam mais se deslocar até o Centro da cidade para solicitar inclusão em programas sociais, porque tudo passou a ser disponibilizado com a inauguração da Casa Social. “Isso é importante para que as pessoas da comunidade se sintam empoderadas e com maior dignidade, já que fazem parte do atendimento oferecido pelo Governo”, afirmou.
A subsecretária de Assistência, Rosane Barros, falou da felicidade de ver a Casa Social completar um ano, com trabalho sendo desenvolvido para a comunidade, confirmando a proposta da prefeita Fátima durante a campanha pela criação deste espaço, para atender a quem está mais distante da área central do município. “Estou feliz com a parceria com a escola do bairro, permitindo que os projetos sejam desenvolvidos mais facilmente junto às crianças e adolescentes. Essa é uma parceria que sempre dá certo”, declarou.
“Somos uma grande equipe, onde não existe função, todos somos Cras, somos Casa Social, somos Assistência e somos Prefeitura de Quissamã. Tudo acontece dessa forma, com parceria e luta, para atender a todas as comunidades, que contam com moradores ativos e participativos. Por isso, estamos aqui para trabalhar com eles e por eles”, informou a coordenadora dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Rosemar Lemos.
A comemoração contou ainda com a participação do secretário de Governo, Marcinho Pessanha; do presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; do vice-presidente Calico Leite, dos vereadores José Borba e Chiquinho de Arué; da diretora da Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, Mara Massena; e de Rosemery Gomes, presidente da Associação de Moradores da Penha.