Casa do Empreendedor inscreve para curso de salvatagem

As inscrições para o curso gratuito de qualificação profissional para CBSP e HUET foram abertas nesta segunda-feira (1º). A iniciativa é da Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e os interessados devem procurar a Casa do Empreendedor, na Avenida Barão de Vila Franca, nº 292, no Centro, até 2 de agosto. Entre os dias 15 e 19 de julho, as inscrições poderão ser feitas na Casa da Baixada, Rua Vicente Ribeiro da Silva, s/nº, em Barra do Furado.
Por dia, serão distribuídas 40 senhas, sempre às 16h, para atendimento no dia seguinte, sendo 20 para o turno da manhã e 20 para o turno da tarde. Já às sextas-feiras, a distribuição ocorrerá das 9h às 11h, para atendimento na segunda-feira. “A distribuição das senhas visa otimizar o atendimento e garantir mais conforto aos interessados. Lembrando que não precisa correria para inscrição porque teremos 30 dias para realizar o procedimento e o objetivo é atender a todos da melhor forma possível”, explicou Renata Cavalcante Gonçalves, diretora da Casa do Empreendedor.
Edvaldo Almeida, 28 anos, está desempregado e foi um dos primeiros a garantir a inscrição. “Estou muito feliz porque consegui me inscrever. Agora vou ficar torcendo para ser um dos contemplados. Para nós, que estamos fora do mercado de trabalho, poder nos qualificar representa uma nova porta que se abre”, disse o montador de andaime.
O edital completo, com todas as informações referentes aos documentos para inscrição está disponível (AQUI). Do total de vagas ofertadas, 25% serão destinadas a pessoas beneficiadas pelos programas sociais do município, mediante apresentação do Número de Identificação Social (NIS); 25% para candidato com um curso na área de offshore; e 50% para candidato com dois cursos na área de offshore. Para concorrer, o interessado deve ter ensino fundamental completo e idade superior a 18 anos.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato não poderá ter abandonado algum curso anteriormente oferecido pelo Programa de Qualificação, cuja justificativa não tenha sido considerada relevante e aceita pelo município; ter vínculo empregatício; ter idade inferior a 18 anos; ser aposentado; e ter CNPJ. Caso o número de inscritos seja superior a quantidade de vagas ofertadas por turma, os alunos serão selecionados pela Comissão Especial do Processo Seletivo, pela portaria a ser publicada. A comissão selecionará os alunos com base na renda familiar, cuja estas informações serão fornecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 23 de agosto, a partir das 14h, na Casa do Empreendedor. Já a matrícula dos candidatos deve ser feita entre os dias 26 e 30 de agosto. As vagas remanescentes serão divulgadas no dia 3 de setembro, das 9h às 11h, também na Casa do Empreendedor.