Em uma iniciativa que reforça os valores de inclusão, convivência e promoção dos direitos humanos, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Quissamã promoveu, nesta quinta-feira (28), uma atividade terapêutica extramuros, com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 65 usuários participaram de um passeio na Fazenda São José do Bom Jesus, no município de Santa Maria Madalena.
O objetivo do evento foi oferecer aos participantes momentos de integração social, lazer e vivências enriquecedoras fora do ambiente habitual. A ação contou com o suporte de uma equipe multidisciplinar, destacando a importância desse tipo de atividade para o desenvolvimento psicossocial dos usuários. “Esses momentos são essenciais para estimular o senso de comunidade e possibilitar que essas experiências sejam aplicadas no cotidiano, fortalecendo a autonomia e as relações interpessoais”, disse coordenador geral de Saúde Mental, Danilo Melchiades.
A programação incluiu lanche, um almoço com churrasco, música e diversas atividades lúdicas. Ainda segundo o coordenador, Danilo Melchiades, a iniciativa é uma extensão do trabalho desenvolvido pelo CAPS no apoio à saúde mental dos usuários. “O CAPS é um espaço de reabilitação social, integração e suporte terapêutico. Atividades como esta reforçam o protagonismo dos nossos usuários, promovendo bem-estar, diversão e novas possibilidades de convivência”, afirmou.
O passeio terapêutico é parte de um conjunto de ações que buscam ampliar as vivências dos usuários, fortalecendo os vínculos comunitários e proporcionando momentos que contribuem diretamente para a qualidade de vida.