O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Quissamã celebrou, nesta sexta-feira (17), seus 24 anos de atuação com uma programação inovadora e inclusiva: um dia de confraternização no Museu Casa Quissamã. Dezenas de assistidos e seus familiares participaram da visita à exposição “Documentos do Século XIX”, de oficinas de música e dança ministradas por professores do Centro Cultural Sobradinho, além de um piquenique no jardim e momentos de jogos e bate-papo.
A comemoração teve como objetivo fortalecer a integração entre os assistidos e os profissionais do serviço, reafirmando o compromisso do município com um modelo de cuidado humanizado e comunitário em saúde mental. Atualmente, o CAPS acompanha 182 pacientes.
O coordenador do Programa de Saúde Mental, Danilo Melchiades, destacou a importância da data e do serviço prestado. “É um momento de descontração, mas também de valorização desse serviço de base territorial, onde os usuários estão aqui, junto de suas famílias. O CAPS é um espaço de grande relevância na vida de tantas pessoas”, ressaltou.
O CAPS simboliza a construção de um novo olhar sobre a saúde mental, baseado no cuidado humanizado, na convivência e na reinserção social dos usuários, substituindo, de forma progressiva, o antigo modelo manicomial. A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Sabrine Pereira, destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde mental e à qualidade de vida da população.
“Completar 24 anos de CAPS é celebrar mais de duas décadas de compromisso com o respeito e a reinserção social dos nossos assistidos. Investir no cuidado de base territorial e em ações de integração, como esta no Museu, é garantir que a saúde mental seja tratada de forma intersetorial, como parte fundamental da qualidade de vida. Nosso CAPS é um pilar essencial que oferece não apenas tratamento, mas um espaço de pertencimento”, destacou.
O Programa de Saúde Mental de Quissamã conta com uma equipe multiprofissional formada por médico psiquiatra, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, acompanhante terapêutico e equipe de apoio. O serviço oferece diversas modalidades terapêuticas e oficinas, fortalecendo o cuidado contínuo e acolhedor.





