Capacitação envolve profissionais da Saúde

Funcionários da secretaria de Saúde de Quissamã participaram, nesta terça-feira (30), no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), da aula de encerramento do curso com a temática “Formação em Saúde Mental: Crack, Álcool e outras drogas”, do projeto “Itinerários do Saber”. A partir do estímulo ao desenvolvimento de estratégias para melhorar o acolhimento dos usuários, a qualificação dos profissionais teve o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto é coordenado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS), ligada à secretaria estadual de Saúde. Ao todo, foram 40 horas presenciais e 20 horas de atividades de campo. O curso teve como tutoras as psicólogas Márcia de Oliveira Silviano e Crislane Mallet.
Presente ao encerramento, o secretário municipal de Saúde, Ricardo Tigre, destacou a importância do aperfeiçoamento dos trabalhadores. “Isso fortalece nossas ações para oferecer um serviço de qualidade à população. Gostaria de agradecer a dedicação dos envolvidos em mais essa iniciativa”, completou.
A coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Fabiana Marins, ressaltou o valor do aprendizado. “Tive a oportunidade de conhecer mais sobre um tema complexo, que nos convida a um olhar de cuidado, respeitando cada vez mais a forma como cada indivíduo se relaciona com o mundo. Que venham outras capacitações”, frisou.