Cantata emociona pacientes, acompanhantes e colaboradores do HMMMJ em Quissamã

Pela primeira vez, pacientes, corpo médico e funcionários do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus – HMMMJ, em Quissamã, participaram de uma cantata fora do período natalino. O evento, que é uma tradição do HMMMJ, nas proximidades do Natal, entrará para o calendário de atividades regulares, sempre na última sexta-feira do mês.
Iniciativa dos próprios servidores, vários profissionais participaram da atividade, na tarde desta quarta-feira (29). No repertório, música popular brasileira e louvores para os pacientes, acompanhantes e colaboradores do HMMMJ.
Aos poucos, seguindo os protocolos de segurança, as atividades vão se normalizando. O psicólogo Hudson Filho, o enfermeiro coordenador do Centro Cirúrgico, Wallace Santos e o fisioterapeuta Jocimar Estulano, responsáveis pela parte musical, resolveram organizar uma tarde especial. Funcionários das mais diversas áreas do HMMMJ, também fizeram questão de participar.
Se é verdade que “quem canta, seus males espanta”, como versa o dito popular, atividades como esta são importantes aliadas na recuperação de pacientes em diferentes estágios de diversas doenças. Hudson Filho destacou a importância de tornar o ambiente hospitalar mais leve, sem deixar de lado os cuidados médicos e especialmente a prevenção contra a Covid-19.
– É muito importante o papel da música nesse contexto, em função da humanização e é uma ótima ferramenta para promover alegria aos pacientes, acompanhantes e até aos colaboradores, que lidam diariamente com um ambiente tenso. A música traz a tranquilidade necessária nos tempos atuais, lembrou Hudson.
Robson Santos, acompanhante de um paciente internado na Clínica Médica, disse que ficou “surpreso”, classificando a apresentação como “um presente de Deus”.
– É um trabalho lindo que nos acalma a alma e ajuda a aliviar o estresse que vivemos em função da internação de entes queridos. Só tenho a agradecer e parabenizar a todos pelo gesto de amor