Campanha virtual faz alerta para diagnóstico do lúpus

Neste domingo (10) é o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus. Este ano, por conta da pandemia do coronavírus, a campanha de prevenção está sendo realizada pelas redes sociais. “O que tem por trás desse sorriso?” é o tema da campanha deste ano no Brasil, idealizada pela coordenadora nacional de pacientes com lúpus, Karla Barcelos.
“O Programa de Doenças Crônicas e Doenças Raras foi implantado em Quissamã no ano passado, fazendo parte das ações programáticas. O objetivo é acompanhar e organizar a atenção no cuidado dos pacientes, de forma integrada e coordenada, em todos os níveis; viabilizar o acesso dos pacientes à informação, capacidade de autocuidado e autonomia; buscar e agilizar o diagnóstico precoce da doença”, disse Andréa Oliveira, coordenadora do programa no município .
Quissamã conta com uma equipe multidisciplinar na linha de cuidado aos pacientes lúpicos, e registra, atualmente, 12 pessoas em tratamento.
O que é Lúpus?
Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é “Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)”.
O que são doenças autoimunes?
Doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico da pessoa ataca tecidos saudáveis do próprio corpo, por engano. As causas das doenças autoimunes ainda não são conhecidas. A teoria mais aceita é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos.
A maioria das doenças autoimunes são crônicas, ou seja, não são transmissíveis, no entanto muitas delas podem ser controladas com tratamento. Além disso, os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente, sem causa aparente.