Campanha Setembro Amarelo reforça as atividades de prevenção ao suicídio em Quissamã

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar as atividades de conscientização destinadas à promoção da saúde mental. A campanha Setembro Amarelo no município conta com ações voltadas à prevenção do suicídio através de rodas de conversa e panfletagem para colocar o tema em evidência, alertando sobre o adoecimento emocional.

As rodas de conversa acontecem nas salas de espera das Unidades de Saúde da Família (USF) durante todo o mês. Dia 15 de setembro acontece a passeata com panfletagem, às 9h, na Avenida Barão de Vila Franca. Finalizando a programação, no dia 29 de setembro acontece a blitz de conscientização, às 10h, em frente ao Centro de Assistência Psicossocial (Caps), envolvendo usuários, familiares e comunidade.

Em Quissamã, os serviços de saúde mental são oferecidos no Caps, no ambulatório de Saúde Mental, no Serviço de Equoterapia e no Serviço de Emergência Psiquiátrica, que atuam como base de acolhimento e atendimento à população. Segundo o coordenador do Programa de Saúde Mental, Danilo Melchiades, as ações foram elaboradas para reforçar o trabalho do Programa.

“Durante todo o ano, trabalhamos com a equipe do Programa, a temática das questões psicológicas, de prevenção ao suicídio, importância de cuidar da saúde mental. A população pode encontrar ajuda nas unidades de saúde, hospital, ambulatório de saúde mental e Caps. Em caso de dúvidas, o contato do Caps é 2768 1294”, disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que a depressão será a doença mais comum do mundo até 2030. Ainda de acordo com a OMS, a depressão é a segunda causa de perda de dias de trabalho no mundo.