Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Campanha reforça a importância do Teste do Pezinho

Campanha reforça a importância do Teste do Pezinho

A secretaria de Saúde de Quissamã está promovendo uma campanha de conscientização e incentivo à realização do Teste do Pezinho, que deve ser feito por todos os recém-nascidos entre o terceiro e quinto dia de vida. O exame, feito a partir da retirada de uma amostra de sangue do calcanhar do bebê, é importante por identificar seis doenças genéticas ou congênitas passíveis de tratamento, mas que não apresentam evidências clínicas ao nascimento. São elas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.
No município, o exame é realizado no Centro de Saúde, às terças e quintas-feiras, de 8h30 às 11h30. A campanha é desenvolvida pelo Programa de Proteção à Saúde da Criança e do Adolescente e pela Estratégia de Saúde da Família. Na manhã desta quarta-feira (30) foi realizada sala de espera sobre o tema na USF de Morro Alto. A mesma atividade será realizada em junho nas unidades de Alto Grande (5), Machadinha (5), Barra do Furado (6), Centro (6), Santa Catarina (6), Matias (6) e Caxias (8). No dia 27, um encontro de gestantes está programado para a USF do Carmo.
“O exame é gratuito e de extrema importância. Quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças”, destacou Júlio Pereira, Apoiador Matricial do Programa. O Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado em 6 de junho.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.