Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Campanha Novembro Diabetes Azul leva ações de saúde para a população em Quissamã

Durante todo o mês de novembro, o objetivo da Campanha Novembro Diabetes Azul em Quissamã, é desenvolver ações de conscientização sobre a doença para a população e de ampliação das atividades informativas. O Centro Cultural Sobradinho, na manhã desta quinta-feira (17), recebeu aproximadamente 70 assistidos do PAI – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa e do Programa Renda Mínima, para uma palestra realizada pelo Programa Hiperdia.

Camille Ramos, nutricionista e coordenadora do Programa Hiperdia, contou com o apoio do programa Saúde da Escola, que ficou responsável pelo teste de glicemia. Camille falou sobre o fato da alimentação ser fundamental no controle da doença. “Diabéticos devem consumir alimentos ricos em fibras, frutas como morango, melão e abacate, por exemplo, vegetais frescos e cereais integrais. Quanto menos ingestão de açúcar, melhor”, explicou. E sobre os cuidados com o pé diabético.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregá-la adequadamente. Sua falta provoca deficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente. Para a usuária do PAI, Tereza Regina Soares da Silva, de 63 anos, esse tipo de evento é muito importante, pois nos é passado informações que muitas vezes não sabemos.

Camille finalizou explanando sobre outros fatores de risco além da má alimentação, como fatores genéticos, obesidade, aumento da circunferência abdominal, idade aumentada, pressão alta, colesterol, diabetes gestacional, ovários policísticos e sedentarismo. “O hábito dos exercícios físicos ajuda a diminuir os níveis de gordura no sangue, controla o peso, melhora a circulação sanguínea, e ainda ajuda no melhor fluxo de sangue para o coração”, afirmou Camille.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.