Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e da multivacinação começam nesta terça (9), em Quissamã

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e campanha de multivacinação começam nesta terça-feira (9), em Quissamã. A vacinação contra a pólio é voltada à crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Segundo a coordenadoria do Programa de Imunização, até mesmo as crianças com esquema vacinal completo devem tomar a dose de reforço.

Também será iniciada a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, que vai oferecer vacinas contra diversas doenças, como sarampo, tétano, tuberculose, coqueluche, difteria, meningites e hepatites.

A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, nas Unidades de Saúde da Família do Centro, Caxias, Carmo, Mathias, Alto Grande, Morro Alto, Machadinha, Santa Catarina e Barra do Furado. Orientação é para que a população realize a atualização do cartão vacinal, disponível nas unidades.

O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (gotinha).

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Galeria de Fotos