Campanha Municipal de Luta Contra a Tuberculose nesta semana em Quissamã

O Programa de Hanseníase e Tuberculose deu início na manhã desta terça-feira (22), a Campanha Municipal de Luta Contra a Tuberculose nas Unidades de Saúde da Família – USF e aparelhos do município. Março é o mês de combate à tuberculose, que tem como objetivo, intensificar as medidas de prevenção e busca ativa de novos casos da doença na cidade. Até o dia 31 deste mês, serão realizadas atividades.
O Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas recebeu uma palestra, realizada pela assistente social Isabel Aparecida Alves e pela técnica de enfermagem, Verônica da Conceição Carvalho, sobre a importância do diagnóstico precoce. Ambas explicaram que o primeiro atendimento aos pacientes com sinais e sintomas da doença, é feito nas unidades de saúde e se necessário, os usuários serão encaminhados para tratamento com médico especializado.
A equipe da unidade de Santa Catarina também realizou atividade educativa. Na USF do Carmo, o médico Carlos José Lírio, a enfermeira Gláucia Schuabb e o Agente Comunitário de Saúde – ACS, Aldeir Chagas falaram sobre os cuidados e tratamento. A campanha conta ainda com a distribuição de folders. A intenção, envolvendo a equipe multiprofissional, é levar informações à população e identificar novos casos para ampliar o acesso ao tratamento da doença.
Encerrando as atividades de terça, a equipe da USF de Caxias, realizou uma ação educativa na rodoviária do bairro. Os transeuntes foram abordados e receberam informações sobre a doença. Já na manhã desta quarta-feira (23), a enfermeira do programa, Ruthméia Nunes, esteve na sede da secretaria de Transporte, conhecido como barracão, ministrando uma palestra para os funcionários tanto do setor de obras, quanto da limpeza urbana, sobre os sintomas da tuberculose.
As unidades de Morro Alto, Machadinha e Barra do Furado, além do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, também realizaram atividades que elucidaram as dúvidas dos usuários. Vale ressaltar que a tuberculose é uma doença provocada pelo Bacilo de Koch, um microrganismo que ataca, sobretudo, os pulmões, mas que pode ocorrer também em outras partes do corpo, como ossos e rins. Tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, são sinais de alerta.
SERVIÇO:
24/03/2022
* USF Mathias às 8h30 – Atividade Educativa sobre Tuberculose;
* USF Pindobas às 8h30 – Atividade Educativa sobre Tuberculose;
* USF Alto Grande às 8h30 – Atividade Educativa sobre Tuberculose;
* Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas às 9h – Atividade Educativa sobre Tuberculose;
* Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus às 14h – Atividade Educativa sobre Tuberculose;

25/03/2022
* USF Centro às 8h30 – Atividade Educativa sobre Tuberculose.

31/03/2022
* CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Barra do Furado às 8h – Atividade Educativa sobre Tuberculose.