Campanha educativa sobre a Sífilis no hall da Prefeitura

O hall da Prefeitura foi o cenário escolhido para receber na manhã desta terça-feira (19), mais uma ação sobre a campanha Outubro Verde, que chama a atenção para as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento à Sífilis, transmitida sexualmente e à Sífilis Congênita, passada da mãe para o feto.
Profissionais da Saúde se revezaram no stand montado para que pudessem falar sobre o assunto e esclarecer dúvidas a respeito da sífilis, que é uma infecção sexualmente transmissível, causada pela bactéria treponema pallidum, que ocorre pelo contato sexual desprotegido ou pelo contato com sangue contaminado.
Já a forma congênita, é transmitida da mãe para o feto durante a gestação ou parto, de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada. Segundo a Coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Rosemeri Braga, Quissamã realiza um excelente trabalho preventivo e sempre fica abaixo do limite máximo de casos por ano, que são apenas dois, para municípios do porte de Quissamã.
A parceria com a Campanha Outubro Rosa e com a Coordenação da Saúde do Homem, já pensando no Novembro Azul, reduz a incidência de casos. Marcelo Reis, que em breve será pai, fez questão de deixar seu recado: “não tenham vergonha. Acompanhem sua companheira no pré-natal e realizem o teste da sífilis, pois cuidar da nossa saúde é o primeiro gesto de amor que podemos ter com nosso filho”.
Também participaram da ação, a Assistente Social, Isabel Alves; a técnica de enfermagem, Verônica Carvalho, e o coordenador do programa de Saúde do Homem, Antônio Carlos Silva. Vale relembrar, que na próxima quarta (20) e quinta-feira (21), das 8h30 às 16h30, a Campanha “Fique Sabendo”, dará aconselhamento e realizará testagem rápida para Sífilis no Centro de Saúde. Até o dia 22, todas as Unidades de Saúde da Família – USF, realizarão o teste.