Campanha do Novembro Azul acelera o ritmo

Nesta sexta-feira (26), os servidores que atuam no Parque de Exposições participarão de uma palestra ministrada pelo coordenador do Programa da Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde de Quissamã, Antônio Carlos Silva, voltada à prevenção do câncer de próstata. Conforme vai se aproximando o final do mês, as ações voltadas ao Novembro Azul vão se intensificando. No dia 29, às 18h, acontece uma live, no Auditório Municipal, com a participação da prefeita Fátima Pacheco, do coordenador do Programa e do médico Bruno Monteiro Ribeiro, médico de Família da USF Centro.
Aproximadamente 35 Guardas Municipais também participaram da campanha. Eles foram o público alvo de palestra ministrada pelo coordenador do Programa, na manhã desta quinta-feira (25), no IFF – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Antônio também conversou com os colaboradores do Horto Municipal. Ainda nesta quinta, houve palestra na USF de Barra do Furado, também com a atenção voltada para a prevenção do câncer de próstata.
Na manhã desta quinta-feira (25), o Programa Saúde vai até você ocorreu em Pindobas. Os moradores foram atendidos pela equipe da USF de Morro Alto. Em Barra do Furado, a USF local, em parceria com o Programa da Saúde do Homem e do CRAS, falaram sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, pois pode ser a única forma de garantir a cura da doença. Já na USF do Carmo, na quarta-feira (24), teve
“Paradinha Azul”, com abordagem dos usuários e pedestres a respeito do combate ao câncer de próstata, com distribuição de panfletos, esclarecimentos de dúvidas e serviços básicos.
Também na quarta-feira, o Programa Saúde Vai Até Você, retornou ao Sítio Boa Vista. A equipe da Unidade de Saúde da Família – USF de Machadinha, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – ACS, foi a responsável pelos atendimentos.
Encerrando a quarta, a ação foi na Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza. Temas como Novembro Azul, além de como prevenir e cuidar da diabetes, foram a tônica do trabalho. Também teve vacina contra a influenza, PA aferida, distribuição de folders e esclarecimento de dúvidas. Os trabalhadores de uma obra nas proximidades participaram da ação.