Campanha de saúde bucal vai percorrer escolas municipais

Os cuidados com a saúde seguem como prioridade em Quissamã. Nesta segunda-feira (8) teve início na Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, na Penha, a campanha de promoção em saúde bucal. A ação, em parceria com a Universidade de Odontologia de Campos (Uniflu), envolveu estudantes do maternal ao 5º ano.
De acordo com o Coordenador de Saúde Bucal, Mateus de Souza Lima, a atividade será realizada nas 15 unidades da rede municipal e consiste em levar aos alunos e profissionais das escolas orientações sobre as técnicas de escovação e fazer a distribuição de kits de higiene, com escova, paste de dente e flúor.
“É uma ação de função epidemiológica, onde teremos várias atividades e o principal trabalho com os alunos na escola da Penha foi mapear algumas incidências de cáries nos alunos e realizar toda campanha de escovação, aplicação de flúor e orientação aos profissionais da unidade. Foi a primeira de muitas ações a contemplar os estudantes da rede”, frisou o coordenador de Saúde Bucal.
Ainda segundo Mateus, na oportunidade está sendo catalogado os nomes das crianças com presenças de cárie com finalidade de agendar junto à direção da escola, uma palestra informativa com os pais dando total suporte em orientações de supervisão da higiene bucal em casa. “A segunda etapa da ação consiste em tratar as cáries mais superficiais com restaurações na própria escola na ação com o nome de TRA (tratamento restaurador atraumático) e encaminhar os pacientes com cáries profundas ao Centro de Especialidades para atendimento da odontopediatra”, explicou.
De acordo com cronograma apresentado pela Coordenadoria de Saúde Bucal, nesta terça-feira (9) a ação será realizada no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã, o Centrinho, às 9h. Já no dia 15, a atividade será na Escola Municipal Sementes do Futuro, às 9h, e no dia 16, volta ao Centrinho, às 9h, e vai à Creche Rachel Francisca Carneiro da Silva, às 14h.