Campanha de prevenção à Aids começa nesta segunda-feira

Há três décadas, Aids era sinônimo de morte, com o preconceito e o medo sendo transmitidos com a mesma rapidez do HIV. Por isso, em 1988, foi criado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o 1º de dezembro se tornou um marco na resposta global à epidemia. Por conta disso, o Ministério da Saúde lançou, neste ano, a campanha ‘30 anos do Dia Mundial de Luta contra a AIDS – Uma bandeira de histórias e conquistas’. Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, inicia a programação local da Campanha Mundial de Prevenção à Aids, que acontecerá durante o mês de dezembro, com atividades no Centro de Saúde, nas Unidades de Saúde da Família, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros locais.
Serão realizados treinamentos, palestras, oficinas, sala de espera, testagem rápida e mutirão de visitas domiciliares, entre outras atividades específicas direcionadas aos profissionais da equipe da Saúde, estudantes, ciclistas, usuários do Renda Mínima, gestantes e população em geral.
Confira a programação:
Segunda-feira (3) – Visgueiro, com equipe do USF Alto Grande, pela manhã, sala de espera ‘Saúde vai até Você’; USF Caxias, manhã, mesa expositiva com o tema ‘HIV/AIDS – como evitar, diagnosticar e acompanhar’; USF Mathias, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS; USF Barra do Furado, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
Terça-feira (4) – Centro de Saúde, dia de treinamento no Sisloglab, para profissionais da Atenção Básica; CRAS, manhã, conscientização sobre prevenção do HIV para os usuários do Programa Renda Mínima (Canto, Estrada do Meio, Ponta Grande, Arrozal, Santa Rita e Imbaíba); Escola Nelita Barcelos, manhã, orientação e panfletagem com equipe da USF Morro Alto/Conde, para profissionais da escola; USF Mathias, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
Quarta-feira (5) – Auditório da Prefeitura – dia de palestra com o médico infectologista Marcus Vinícius, oficina educativa, para profissionais da Saúde e Escolares; USF Machadinha – manhã, sala de espera sobre IST/AIDS; CRAS, manhã, atividade educativa sobre HIV/AIDS, com equipe da USF Barra do Furado.
Quinta-feira (6) – USF Caxias, manhã, mutirão de visitas domiciliares dos ACS, para sensibilização do diagnostico precoce do HIV e como prevenir.
Sexta-feira (7) – USF Centro, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
Segunda Feira (10) – Posto de João Francisco, com equipe da USF Alto Grande, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS ‘Saúde vai até Você’.
Terça-feira (11) – Centro de Saúde, manhã, ‘Fique sabendo’ e testagem rápida; USF Morro Alto/Conde, manhã sala de espera e ‘Saúde vai até você’; USF Carmo, manhã, fique sabendo (testagem rápida) em parceria com Programa IST/AIDS; a USF Santa Catarina, tarde, sala de espera ‘Conscientização sobre HIV/AIDS’; USF Centro, manhã e tarde, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida).
Quarta-feira (12) – Centro de Saúde, manhã, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida); Ciclovia com equipe da USF Carmo, manhã, Paradinha Vermelha; USF Matias, manhã e tarde, testagem rápida.
Quinta-feira (13) – Centro de Saúde, manhã, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida); USF Morro Alto/Conde – manhã, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida) em parceria com Programa IST/AIDS; Centro de Saúde com equipe da USF Caxias, manhã, ‘Fique sabendo’ (testagem rápida) em parceria com Programa IST/AIDS; USF Centro, manhã, panfletagem nas ruas principais do Centro.
Sexta-feira (14) – USF Centro, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
Sábado (15) – noite, Comunidade Evangélica Resgatando Vidas com equipe da USF Alto Grande, conscientização sobre prevenção do HIV.
Terça-feira (18) – USF Machadinha, manhã, sala de espera ‘O que é HIV x AIDS; USF Santa Catarina, tarde, sala de espera ‘Conscientização sobre HIV/AIDS e testagem rápida’; USF Carmo, manhã, IST + amamentação.
Quarta-feira (19) – USF Santa Catarina, manhã, sala de espera ‘Conscientização sobre HIV/AIDS, testagem rápida e gestação’; USF Caxias, manhã, mesa expositiva sobre informes de combates do HIV e testagem rápida; USF Mathias, tarde, sala de espera sobre IST/AIDS; USF Barra do Furado, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
Quinta-feira (20) – USF Morro Alto/Conde, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS e testagem rápida; USF Machadinha, manhã e tarde, ‘Dia D’ – testagem rápida; USF Caxias, tarde, educação permanente sobre HIV/AIDS, para equipe da unidade.
Sexta-feira (21) – USF Centro – tarde, IST/Amamentação.
Quarta-feira (26) – USF Carmo, manhã, IST e testagem rápida para Grupo de Hiperdia; USF Barra do Furado, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
Sexta-feira (28) – USF Barra do Furado, manhã, sala de espera sobre IST/AIDS.
OBS: USF Caxias – todas as quintas de dezembro, manhã, sala de espera sobre HIV/AIDS na coleta de sangue laboratorial.