Campanha de Luta contra a Aids tem início com dança, panfletagem e palestra

A secretaria de Saúde de Quissamã iniciou, nesta segunda-feira (2), no hall da Prefeitura, as ações locais da Campanha Mundial de Luta contra a Aids. A programação contou com apresentação de dança, com jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), panfletagem e palestra com Rosemeri Braga de Assis Pessanha, coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais. À tarde, aconteceu Oficina sobre HIV/Aids, na Sala de Reuniões do Parque de Exposições.
As atividades serão realizadas durante o mês de dezembro, na sede do Programa de Assistência ao Idoso (PAI), Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, Hospital Municipal, Auditório da Prefeitura, Unidades de Saúde da Família, varandão do estacionamento Centro de Saúde e na Praça Brigadeiro José Caetano. A programação inclui oficinas sobre HIV x AIDS; Roda de Conversa sobre HIV; Fique Sabendo com Testagem Rápida em HIV – método fluido oral; Sensibilização sobre o Vírus HIV; e Passeio Ciclístico contra o Preconceito. As ações terminarão no dia 27.
“As atividades realizadas na campanha são muito importantes para a conscientização da população, principalmente para os jovens, onde os números de HIV ainda demonstram aumento. É um grande desafio que temos na saúde pública, que é a mudança no comportamento das pessoas. Precisamos levar informação à nossa população e cada vez mais estimular o uso do preservativo, para que haja uma consciência em relação à responsabilidade sobre o seu corpo e o da pessoa que se ama ou se relaciona”, ressaltou Rosemeri Braga.
Na oportunidade, a coordenadora reforçou ainda sobre os casos de HIV e Aids no Brasil. “Segundo dados do Ministério da Saúde, só em 2018 foram registrados 43.941 novos casos de HIV, e 37.161 notificações de casos de Aids. Essa é uma realidade muito triste. Por isso, reforço todo trabalho oferecido pelo município na área da saúde, como teste rápido em todas as unidades de Saúde da Família, distribuição de camisinha, entre outras ações e dizer que a prevenção é o melhor caminho”, frisou.
O vírus da AIDS (HIV) é caracterizado como um virus que destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer. E a transmissão da AIDS ocorre através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.