Campanha de doação de sangue vai acontecer no pátio da Igreja

Na terça-feira (15), a equipe do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes vai coletar sangue dos doadores voluntários do município, no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, das 8h às 15h. O trabalho vai contar com apoio da Prefeitura de Quissamã e da Associação de Ciclistas.
Para ser doador, o voluntário precisa apresentar documento oficial de identidade com foto e tem de ser maior de 18 e menor de 65 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. E não é preciso estar em jejum, apenas evitar comidas gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação. Também é recomendado para o dia da doação: fazer repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação.
A doação se faz necessária porque não se consegue fabricar sangue, só o corpo humano é capaz de produzi-lo e uma única doação pode salvar mais de uma vida, já que o sangue coletado será processado e dará origem a vários tipos de produtos, como hemácias, plaquetas e plasma. O organismo recupera em poucas horas o volume doado e para apressar essa recuperação, a pessoa deve fazer um lanche logo após o ato e tomar bastante líquido durante todo o dia.
Algumas pessoas não podem doar, como quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; usuários de drogas; grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doenças de Chagas.