Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Campanha alerta para a importância do Teste do Pezinho

Campanha alerta para a importância do Teste do Pezinho

Esta semana comemorou-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, considerado um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde dos bebês. Em Quissamã, a secretaria de Saúde, por meio do Programa de Proteção à Saúde da Criança e do Adolescente, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família, está promovendo uma campanha de conscientização e incentivo ao exame, que deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido.
As atividades serão realizadas durante todo o mês com grupo de gestantes em todas as Unidades de Saúde da Família. “A medida tem como objetivo alertar as mães sobre a importância do exame e também chamar a atenção para que elas, no prazo previsto, retornem ao Centro de Saúde para ter acesso ao resultado”, explicou a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Milena Viana.
O Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado em 6 de junho. O exame, feito a partir da retirada de uma amostra de sangue do calcanhar do bebê, é importante por identificar seis doenças genéticas ou congênitas passíveis de tratamento, mas que não apresentam evidências clínicas ao nascimento. Na cidade, o exame é realizado às terças e quintas-feiras, das 8h30h às 11h30, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas.
A responsável técnica da triagem neonatal e do Programa de Proteção à Saúde da Criança e Adolescente no município, Flávia de Souza Batista, fala das doenças diagnosticadas através do exame. “O Teste do Pezinho pode ser feito até os primeiros 30 dias de vida do bebê, mas quando realizado na primeira semana detecta o hipotireoidismo congênito; fenilcetonúria, deficiência de Biotinidade, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Anemia Falciforme, por isso é de grande importância que seja feito até o 5º dia de vida. É importante lembrar que todo paciente portador de anemia falciforme é acompanhado no HemoRio e no município onde reside. Já as crianças e adolescentes, além de serem acompanhados no HemoRio, também são assistidos pelas Unidades de Saúde da Família e pelo Programa Saúde da Criança e Adolescente de Quissamã”, ressaltou Flávia.
Confira a agenda das ações a serem realizadas no mês de junho com as gestantes nas Unidades de Saúde:
* 11/06 – Carmo – 8h30
* 13/06 – Morro Alto – 8h30
* 17/06 – Barra do Furado – 8h30
* 18/06 – Alto Grande – 8h30
* 24/06 – Caxias – 8h30
* 27/06 – Matias – 8h30
* 28/06 – Centro – 8h30

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.