Caminhada orienta população sobre prevenção ao suicídio

Na tarde desta terça-feira (18) assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em Quissamã, participaram da “Caminhada para a Vida”. A iniciativa foi mais uma ação de sensibilização e prevenção ao suicídio. Com o tema “Saber, Agir e Prevenir”, a caminhada teve início na Praça Mário Moreira da Silva, ao lado da Casa do Empreendedor, e os participantes seguiram pela Rua do Comércio, fazendo panfletagem e levando informações sobre o tema.
A ação, desenvolvida em parceria pelo Programa de Saúde Mental, Estratégia Saúde da Família e Coordenação de Ações Programáticas, com apoio da Guarda Municipal, faz parte do “Setembro Amarelo”, realizado em todo o país.
A iniciativa visa alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. Esse foi o segundo evento realizado no município. O primeiro aconteceu no último dia 10, com uma blitz em frente ao Caps, na Avenida Dr. Amílcar Pereira da Silva. Já para o próximo dia 29 está previsto um sábado de convivência, no Museu Casa Quissamã.
O coordenador do Programa de Saúde Mental, Danilo Melchiades, ressaltou a importância da população ficar mais atenta à temática. “A gente acredita que viver vale mais a pena e nosso objetivo, assim como o Ministério da Saúde, é ampliar as discussões, tentando quebrar o tabu que existe sobre essa questão. A participação da população é de extrema importância. Temos vários polos de atendimento na cidade e estamos de portas abertas para receber quem precisar de ajuda”, disse.
Os locais que oferecem atendimento são o Caps, Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus e a Equipe de Saúde da Família. O contato também pode ser feito pelo telefone 188. O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, em Brasília. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).