Caminhada marca encerramento das atividades do Maio Amarelo

Chamar a atenção da sociedade para a necessidade de adoção de práticas seguras de direção para a redução do número de acidentes de trânsito. Foi com esse objetivo que a secretaria de Educação e a Ronda Escolar da Guarda Municipal realizaram, na manhã desta quinta-feira (30), uma Caminhada de Conscientização, no Centro de Quissamã, envolvendo alunos da rede municipal de ensino. A atividade encerrou as ações do “Movimento Maio Amarelo”.
Na ocasião, alunos e professores saíram da Praça Brigadeiro José Caetano, em direção à Rua do Comércio, realizando panfletagem e exibindo cartazes sobre a importância da promoção de um trânsito mais seguro.
O coordenador de Segurança Pública do município, Janderson Barreto Chagas, acompanhou a ação e destacou a iniciativa. “As diversas atividades realizadas durante o mês de maio tiveram como proposta conscientizar a população sobre a importância do trânsito seguro. O Brasil é o 5º país do mundo com maior índice de acidentes com vítimas fatais e essa é uma estatística preocupante. Queremos trabalhar com os alunos e fazer com que eles sejam multiplicadores de informações”, observou.
O GM Marcelo Silva Braga, coordenador municipal de Trânsito, qualifica como fundamental a parceria entre a secretaria de Educação e a coordenadoria de Segurança. “Vamos intensificar essas ações no trânsito. O trabalho desenvolvido com as crianças é de grande importância. São campanhas que estão sendo realizadas a nível nacional com a meta de diminuir o índice de acidentes nas vias e rodovias”, completou.
A atividade também foi acompanhada por Regina de Jesus Souza Silva, responsável pelo Projeto Escola Arteris no município, iniciativa desenvolvida pela Concessionária Autopista Fluminense. “A Educação e a Guarda Municipal são grandes aliadas. As escolas estão sempre recebendo palestras e promovendo ações para conscientizar toda a comunidade sobre o assunto”, ressaltou.
O Projeto Arteris tem como meta principal humanizar o trânsito, por meio da educação de valores gerando reflexões sobre o tema, oportunizando aprendizagens que conduzam ao universo das relações humanas e do convívio social, que favoreçam o exercício pleno da cidadania, através de um trabalho de inclusão, onde a ética se faz presente.
No município, mais de um mil alunos fazem parte do Projeto. Entre eles, estudantes da Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza (Penha), Nelita Barcelos dos Santos (Morro Alto), Ciep Municipalizado 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva (Caxias), Maria Ilka de Queirós e Almeida (Santa Catarina) e Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado).