Caminhada marca abertura das comemorações do Mês do Idoso

Uma animada caminhada com os assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizada na manhã desta quarta-feira (3), marcou o início das atividades comemorativas ao Mês do Idoso, em Quissamã. A ação foi organizada pela secretaria municipal de Assistência Social e teve como proposta homenagear a população idosa da cidade. As atividades serão realizadas também nos dias 10, 16 e 25 deste mês.
A prefeita Fátima Pacheco participou do evento e destacou a importância da atenção, carinho e assistência oferecida a esse público, que tanto contribuiu e contribui com o município. “Essa é uma das muitas atividades que faremos esse mês, dedicado aos idosos. Vamos continuar investindo em vocês com o que há de melhor. Recentemente, reajustamos o valor do benefício mensal e, no próximo ano, daremos outro assim que for possível. Também garantiremos as viagens, as demais atividades e essa equipe extraordinária que há 18 anos trabalha com vocês”, destacou.
Fátima lembrou ainda que o programa foi criado em 2000 e desde então vem alcançando seu objetivo. “São 18 anos de integração, promovendo ações que garantem saúde e qualidade de vida. Sinto uma energia muito positiva ao compartilhar esse momento. Quero dizer que como prefeita, mulher, assistente social e mãe vou investir, cada vez mais, em vocês, que construíram a história de Quissamã com trabalho, luta e garra”, ressaltou.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, falou da vitalidade do grupo. “Temos a oportunidade de trabalhar com um público extraordinário, que nos emociona e nos ensina diariamente a cada dia com sua determinação. Aproveito para agradecer os servidores que contribuem com as atividades em prol desse grupo. Não estaríamos aqui hoje se não fosse o comprometimento de toda a equipe e a participação efetiva dos nossos idosos”, enfatizou.
“Foi uma caminhada em comemoração ao Mês do idoso e também ao Outubro Rosa. O evento já é uma tradição e foi o primeiro de muitos que promoveremos durante esse mês. É uma alegria muito grande poder estar com eles”, pontuou a coordenadora do SCFV do Idoso, Maria Madalena Moreira.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba Pessanha, também prestigiou o evento e parabenizou a todos os assistidos do SCFV e os demais idosos. “É muito bom ter esse privilégio de chegar à terceira idade. Sou grato a Deus por isso e desejo que esse mês seja de festa e que se repita por muitos e muitos anos”, frisou.
Os participantes destacaram a importância da assistência recebida na cidade. “Faço parte do programa há 18 anos, desde que ele foi criado, e sou grata por essa oportunidade. Fazemos parte de um grupo que se exercita, interage, dança e essa caminhada já é uma tradição”, disse Dalila Manhães, 80 anos.
A opinião de Jair do Espirito Santo, 70 anos, não é diferente. “Com as atividades, temos melhor qualidade de vida, fazemos exercícios físicos e conhecemos outras pessoas. Tudo isso faz a diferença”, ressaltou.
Maria José de Paula, 86 anos, contou que participa do programa há sete anos e só tem a agradecer. “Eu morava no Rio de Janeiro. Desde que mudei para Quissamã fui bem recebida por toda a cidade e pelos profissionais envolvidos com o Serviço de Convivência”, pontuou.
O Dia Nacional do Idoso foi comemorado na última segunda-feira (1º). A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como finalidade sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. Em Quissamã, diversas atividades serão realizadas em outubro para homenagear os assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).