Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Caminhada e documentário marcam conscientização sobre o autismo

Caminhada e documentário marcam conscientização sobre o autismo

A secretaria de Educação de Quissamã, por meio da Educação inclusiva, vai realizar nesta quinta-feira (4) a III Caminhada de Conscientização do Autismo, sob o tema ‘Passos largos rumo à inclusão’, cujo objetivo é conscientizar e difundir informações para reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com esta síndrome. A concentração acontecerá no Centro Cultural Sobradinho, a partir de 8h, seguida por caminhada.
A programação que acontece após a caminhada, em razão do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 2 de abril, será feita em parceria com a Coordenadoria de Cultura e Lazer com a exibição do curta “Vinícius, Vinícius”, no cinema, às 10h. Logo após haverá uma roda de conversa sobre o Transtorno Espectro Autista, que será um momento importante de reflexão junto às famílias e demais participantes.
O documentário ‘Vinícius, Vinícius’ tem como protagonista um ator autista de Quissamã. A direção do filme e de fotografia é da premiada cineasta macaense Fran Mattoso, que acompanhará a apresentação e vai participar da conversa com a plateia. O curta-metragem já foi reconhecido como o melhor documentário, melhor fotografia e melhor direção com prêmio no Bali Film Awards.
“Tudo começou como trabalho de conclusão do curso de Cinema da Fran, que é minha prima. Não tínhamos noção da dimensão que tomaria, já que o documentário participou de vários festivais internacionais e foi premiado. Foi todo filmado aqui em Quissamã e retratou o cotidiano de um autista, com filmagens do dia a dia dele, com banho, escola e alimentação, entre outros momentos. Fiquei muito feliz em poder falar sobre o autismo, principalmente tendo o meu filho Vinícius de Queirós Almeida Cunha, que hoje tem 18 anos, como sujeito provocador do debate”, afirmou Renata Queirós Mattoso, mãe de Vinícius e assistente social do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ).
“Vamos todos participar da III Caminhada de Conscientização sobre Autismo, porque a inclusão é um direito de todos. Convidamos a população e pedimos que, se possível, venham de azul para a caminhada e se juntem na concentração no Centro Cultural Sobradinho” convidou a coordenadora de Educação Inclusiva, Cynthia Teixeira. Segundo ela, o público-alvo são os alunos inclusos (autistas) do 1° turno e sua turma, mas o convite se estende para os alunos do 2° turno, acompanhados por suas famílias, as escolas particulares do município e todos que tenham interesse pelo assunto proposto.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.