Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Caminhada alerta sobre violência contra a pessoa idosa

Caminhada alerta sobre violência contra a pessoa idosa

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira (28) uma caminhada alusiva ao “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, com a participação de integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A programação, organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), foi marcada por panfletagem nas ruas e apresentação teatral da Cia Catarte, na Praça Brigadeiro José Caetano, com abordagem sobre a temática.
O percurso saiu da Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, passando pela Rua Barão de Vila Franca, Rua Visconde de Quissamã (sentido Clube Recreativo) e Rua Visconde de Ururaí, retornando à Praça.
A coordenadora do Creas, Flávia Lúcia da Silva, pontua que a atividade teve como objetivo alertar a comunidade para a causa, que é o abuso ao idoso. “Os casos no Brasil, infelizmente, estão aumentando e precisamos combater esse tipo de violação. As formas de violência à pessoa idosa são diversas e envolve a violência física, psicológica, financeira e sexual, entre outras”, explicou.
A subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros, acompanhou a caminhada e alertou para os cuidados que a família deve ter com o idoso. “É preciso proteger nossos idosos e os cuidados devem começar dentro de casa, com o carinho e acolhimento da família. As crianças devem ser ensinadas desde a infância a amar, proteger e respeitar esse público. Só assim teremos um futuro de adultos mais respeitosos e idosos mais acolhidos”, ressaltou Rosane, destacando que casos de violência na cidade podem ser denunciadas pelo Disque 100, no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) ou no Creas.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, e passou a ser lembrado em 15 de junho.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.