Caminhada alerta para a violência contra a mulher

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou, na manhã desta segunda-feira (25), uma caminhada pelo Dia Internacional da Violência contra a Mulher, com a participação de integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A programação, organizada pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), foi iniciada no Terminal Rodoviário de Caxias, contou com panfletagem nas ruas e encerramento na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, com a presença da prefeita Fátima Pacheco.
No percurso, houve abordagem sobre as cinco formas de violência contra mulher, previstas pela Lei Maria da Penha, tais como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e doméstica.
Fátima reforçou a importância da atividade e das ações que vêm sendo realizadas no município em prol da assistência ao público feminino. “Organizamos essa caminhada por uma causa muito importante, que é o combate à violência contra a mulher. O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres e todos os dias elas são vítimas de violência. E reforçar que temos excelentes parcerias, envolvendo, por exemplo, o Instituto Federal Fluminense (IFF), que hoje tem suas portas abertas não só para os jovens e adolescentes, mas também para nossos idosos, pessoas assistidas pelo Programa Renda Mínima, amigos do Caps e também pelo Ceam, tornando assim um espaço de inclusão. Então lembramos, neste dia de reflexão, que além do Ceam, temos a Patrulha Maria da Penha garantindo a elas esse direito pleno de uma vida sem violência”, disse.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, também falou sobre a iniciativa. “Quissamã conta com um espaço de orientação que faz um trabalho muito importante contra esse tipo de atitude. Somos a segunda cidade do Norte Fluminense a oferecer esse tipo de assistência”, destacou.
“Foi uma caminhada de conscientização e uma oportunidade para lembrar que temos, à disposição da população, o Ceam, que é um equipamento que oferece atendimento social, psicológico e jurídico, de segunda a sexta-feira”, destacou a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Isabel Brantes. Qualquer denúncia por ser feita pelos telefones 180 e 99204-7099.
Também participaram das atividades, a diretora do campus IFF/Quissamã, Aline Estaneck; a professora de espanhol do IFF Ileana Franzoso, a subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros, e equipe da secretaria.