Café da manhã reúne prefeita e os pais de alunos de creche

Um encontro entre a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, pais e responsáveis pelos alunos da Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva, na manhã desta segunda-feira (21), marcou o início do Projeto “Café com Educação – Escuta, diálogo e acolhimento”, pensado para ser um momento de interação.
“Esse é um projeto, parceria do Governo com a secretaria de Educação, que tem a intenção de estreitar laços e manter o contato direto com os pais, no sentido de promover discussão sobre a importância da Educação, da participação da família na escola”, explicou a coordenadora de Ensino, Helena Lima da Costa.
O secretário de Educação, Robisson Serra, falou da necessidade de estreitar laços e trazer o Governo para mais próximo da população, ouvindo os anseios, detectando o que pode ser melhorado. “Essa é a marca da atual administração, consequentemente de nossa secretaria. É um momento simples, sem formalidade, uma conversa informal da prefeita com os munícipes”, ressaltou.
“Investir na Educação, enquanto prefeitura, é nossa obrigação, mas se não tivermos proximidade com a comunidade não vamos conseguir diagnosticar, de fato, quais são os nossos maiores desafios. Precisamos caminhar juntos, para aproximar as famílias das escolas, dos espaços do Governo e dos seus filhos, assim, vamos avançar muito mais”, afirmou Fátima.
A prefeita dialogou com os presentes, que também falaram de suas inseguranças e dúvidas. Entre os assuntos discutidos surgiram a questão envolvendo segurança, horário ampliado nas escolas, a oferta de atividades extracurriculares e a necessidade do incentivo das famílias para que crianças e adolescentes se dediquem mais aos estudos e optem pela oferta que o município oferece, como as escolinhas esportivas, as aulas de dança, música e instrumentos no Sobradinho e, principalmente, os cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e, a partir de agora, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Após a conversa, com muitas propostas discutidas, todos participaram de um café da manhã. O projeto já tem agendadas duas novas datas para o “Café com Educação”: no próximo dia 24, no Centro Municipal de Educação Infantil Raquel Maria de Quieróz Mattoso e, no dia 31, no Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Ribeiro. As demais escolas serão agendadas posteriormente.