Bolsas do Ensino Médio: secretária de Educação acompanha assinatura de termos de compromisso

Nesta quinta-feira (24), a secretária de Educação, Helena Lima, acompanhou a assinatura do termo de compromisso dos aprovados no processo seletivo de Bolsas de Estudos do Ensino Médio, um programa da Prefeitura de Quissamã em convênio com o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, da Rede CNEC. Na ocasião, pais e alunos agradeceram a Prefeitura pela oportunidade.
“É um momento de muita emoção pra mim. Me formei nesta escola, foi meu primeiro emprego e a minha filha também vai se formar aqui. A união faz a diferença. Agradeço a prefeitura pela oportunidade”, disse a funcionária pública Maria Nazaré Barcelos Madureira, mãe de Camila de 17 anos, bolsista do 3º ano.
A secretária de Educação destaca a parceria com a escola e o Legislativo e vislumbra o sucesso dos jovens e o crescimento do programa nos próximos anos.
“Em nome da prefeita Fátima Pacheco, agradeço à escola por ter acolhido a proposta e à Câmara pelo apoio na aprovação deste projeto tão importante. Isso prova e faz crer que quando nos organizamos enquanto política pública, as coisas acontecem e o impacto está na vida desses jovens que futuramente vão atuar num hospital, na prefeitura, laboratório, escola, enfim onde eles quiserem estar. E esse ano é só o primeiro de muitos que virão”, ressalta Helena Lima.
A diretora do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, Ana Alice Barcelos, destaca que o Cenecista é uma escola de comunidade e que conduzirá os novos alunos no caminho da produção do conhecimento verdadeiro.
“Temos ex-alunos aprovados na UFRJ, Uenf e até em faculdades de Medicina, Nutrição e Odontologia. Aluno com pontuação de 940 em Redação durante a pandemia. Essa é a demonstração clara de que estamos no caminho certo. O programa de bolsas é o melhor investimento de política pública que um gestor pode fazer, porque transforma a vida das pessoas e esperamos que faça a diferença na vida de vocês”, frisou Ana Alice.
O vereador e presidente da Comissão de Educação, Ailson Barreto, frisou que a escola tem uma proposta pedagógica de inclusão e que o projeto já iniciou com uma base sólida e tem a tendência de crescimento.
Também estiveram presentes a presidente do Fundo Municipal de Educação, Amanda Fragoso e o coordenador do Departamento de Bolsas de Estudo da Secretaria Municipal de Educação, Germano Machado.
O programa
Anunciado em dezembro, o projeto foi encaminhado pelo Executivo e aprovado na Câmara. A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou em dezembro último, o edital do processo seletivo de Bolsas de Estudos do Ensino Médio. A concessão é de bolsa de 100% do valor da mensalidade para o 1º, 2º e 3º ano. Por meio de prova, os candidatos concorreram nas modalidades de reserva de vagas: pessoas com deficiência (PcD), negros e índios, alunos de escolas públicas e alunos de escolas privadas.